Professor lança livro apontando filmes de ficção científica que possam ser usados em sala de aula

0

BARRA MANSA

Filmes de ficção científica a serem utilizados como auxílio no aprendizado em salas de aula. Essa é a proposta do livro ‘ Luz, câmera, ficção e biologia a ciência vai ao cinema’, do professor de Biologia e Química do Colégio Baldomero Barbará, Luiz Fernando Duarte de Figueiredo.

O livro nasceu a partir de uma dissertação de mestrado e, através dele, o professor propõe uma metodologia ativa e investigativa incentivando a utilização de 17 filmes de ficção científica para serem usados pelos professores em sala de aula. “Para cada filme apresento uma proposta detalhada de planejamento já pautado nas habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é um livro feito por um professor que está dentro de sala de aula para professores que atuam na educação básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio). É um livro que mostra a importância de se usar filmes de ficção científica para discutir ciência em sala de aula”, explica o professor que leciona para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental até a Educação Superior.

Sobre os filmes indicados podem ser citados os filmes: Jurassic Park, Vida, Perdido em Marte, Osmose Jones, etc. Esse filmes foram divididos em 2 temática: 1) Matéria e Energia e 2) Vida, Terra e cosmos.

Mas por que utilizar filmes de ficção científica dentro de sala de aula? De acordo com o professor, essa é uma questão muito interessante que discutida no livro. “Hoje em dia o professor encontra diversas dificuldades para exercer o seu trabalho. Uma grande dificuldade e o desinteresse dos alunos com a disciplina de Biologia”.

A motivação para a escrita desta temática veio do gosto particular do gênero. “Lembro-me de uma experiência na década de 90, eu era pré-adolescente e fui levado pelos meus pais ao cinema para assistir ao filme Jurassick Park. Ver aquelas cenas de cientistas produzindo dinossauros despertou meu interesse pela ciência e me fez fazer biologia alguns anos depois. Eu queria ser como aqueles cientistas do filme e poder fazer ciência. Acredito que da mesma forma que tive minha vocação desperta, muitos alunos, principalmente da rede pública poderão sentir interesse pelas áreas de biologia e química”.

Como comprar

O livro estará disponível em dois formatos: livro físico e em e-book e poderá ser comprado pelo site da editora Appris, pela Amazon, e outras plataformas digitais. O valor do livro será R$ 52 o livro físico ou R$ 23 o e-book. “Eu também terei alguns livros físicos para venda.  “Os professores da região que tiverem interesse poderão comprar diretamente comigo e ter a vantagem de economizar no frete. Poderão combinar comigo em Resende, Barra Mansa (no colégio Baldomero Barbará) ou em Volta Redonda (no colégio João XXIII)”, conclui.

 

 

Deixe um Comentário