Procon-RJ terá mutirão de renegociação de dívidas de gás e energia

0

ESTADO

O Programa de Defesa do Consumidor do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Procon-RJ) realizará um mutirão virtual de renegociação de dívidas entre consumidores e a empresa Enel em relação aos débitos das classes residenciais e rurais, que poderão ser parcelados em até 24 vezes, sem entrada, multa e juros, apenas aplicação de correção monetária, conforme compromisso da empresa na participação do mutirão do Procon e pela primeira vez, a empresa irá possibilitar que as dívidas sejam pagas nessas condições.

O mutirão acontecerá entre os dias 4 e 18 de junho desse ano. Aqueles que estão inadimplentes por um prazo superior ou igual a 90 dias poderão se inscrever. “Uma grande parcela da população está enfrentando dificuldades financeiras em virtude da pandemia. São milhares de inadimplentes em mais de 60 municípios do estado. O Procon-RJ vem procurando ajudar à população, buscando uma conciliação, além de ter recebido indicação da Alerj solicitando implantação de programa de renegociação de dívidas com a Enel, através do Gabinete do deputado Rodrigo Bacellar, em face do alto índice de inadimplência em virtude da crise financeira, o que foi aceito pela empresa no projeto de mutirão. Será uma excelente oportunidade para os inadimplentes”, informa.

Em virtude da pandemia o mutirão será virtual – Divulgação

De acordo com o comunicado do Procon-RJ, as inscrições estarão abertas entre os dias 27 de maio e 3 de junho. E para participar, basta se inscrever através do link https://url.gratis/dprxu e para evitar aglomeração a negociação será virtual por intermédio de um servidor do Procon que acompanhará como mediador, observando o direito do consumidor e as condições do acordo. “Para ajudar neste momento difícil, gerado pela pandemia, fizemos um mutirão no início do mês com a Light, que foi um sucesso de adesão dos consumidores. Agora vamos promover o evento online com a Enel e temos certeza que muitos consumidores serão beneficiados”, observou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Através de compromisso firmado com o Procon-RJ, a Enel pela primeira vez irá possibilitar que os débitos sejam pagos sem multa, entrada e juros, podendo ainda serem parcelados em até 24 vezes sem juros, dependendo do caso. A concessionária atua em 65 municípios do estado do Rio de Janeiro, atendendo milhares de consumidores e atualmente 1 milhão e 200 mil estão inadimplentes.

Neste momento, antes do mutirão, a Enel Distribuição Rio divulgou que oferece 40% de desconto para pagamento à vista de contas de luz vencidas há mais de 180 dias. A negociação extraordinária oferecida pela companhia nesse momento de pandemia vai até 1º de junho e é válida para todas as classes de consumo, inclusive os clientes industriais e comerciais. O objetivo da ação é facilitar o pagamento dos débitos pelos consumidores inadimplentes, possibilitando que voltem a ficar regularizados com a concessionária.

Neste caso, os clientes podem negociar pela Central de Atendimento 0800 28 00 120 ou tentar agendamento prévio pelo link: https://url.gratis/umYs2h.

NEGOCIAÇÃO COM A NATURGY

Dando continuidade ao projeto de ajudar os cidadãos fluminenses a regularizar os débitos dos serviços essenciais, o Procon-RJ irá promover um mutirão virtual com a Naturgy, empresa fornecedora de gás natural para cerca de 50 cidades do estado, incluindo municípios do Sul Fluminense como Volta Redonda, Resende, Barra Mansa, Porto Real, Barra do Piraí, Vassouras, Piraí, Quatis, Paraty e Angra dos Reis, entre outros.

Aqueles que estão inadimplentes com a concessionária há mais de 30 dias poderão participar. As inscrições estarão abertas entre os dias 1º e 7 de junho. Para participar, basta preencher o formulário através do link: https://url.gratis/yiiE9.

O Procon-RJ terá um servidor acompanhando o consumidor nas negociações – Divulgação

Pela primeira vez, a empresa se comprometeu com o Procon-RJ a realizar as negociações sem que seja necessário o pagamento de entrada, juros e multa. Além disso, as dívidas poderão ser parceladas no mínimo em até 12 vezes, dependendo do caso. Segundo a empresa, mais de 260 mil usuários estão inadimplentes. “Estamos buscando maneiras de ajudar os moradores e comerciantes do estado que estão passando por problemas financeiros nesse momento difícil gerado pela pandemia. O mutirão é uma forma rápida, eficiente e muito vantajosa para os consumidores quitarem os débitos em condições imperdíveis, jamais propostas anteriormente pela Naturgy. O mutirão nessas condições foi muito bem recebido pela empresa, demonstrando um espírito de compreensão de toda dificuldade financeira que os consumidores atravessam nesse momento”, ressalta o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

As negociações do mutirão acontecerão entre os dias 7 e 21 de junho também por intermédio de um servidor do Procon que acompanhará como mediador, observando o direito do consumidor e as condições do acordo.

Deixe um Comentário