Primeira semana de janeiro termina com alerta de muita chuva em grande parte do estado do Rio

0

SUL FLUMINENSE/RIO

O ano de 2022 começou chuvoso no Sul Fluminense, mas a partir de quinta-feira, dia 6, a previsão é de que o registro de pancadas de chuva sejam maiores. A previsão, que é o Monitoramento Climático Fluminense (MCF), destaca uma ‘zona de convergência’ do Atlântico Sul (ZCAS), que coloca o estado do Rio de Janeiro em Alerta.  De acordo o MCF, a passagem dessa frente fria vai alinhar a convergência de umidade em baixos níveis entre a Amazônia e o sudeste do Brasil, dando inicio a ZCAS, que vai se configurar entre quinta e sexta-feira, dias 6 e 7, influenciando o tempo em parte do estado ao longo de todo o final de semana e começo da próxima semana.

A previsão indica que, até o momento, a ZCAS não irá influenciar diretamente as cidades do Médio Paraíba, Grande Rio e Região dos Lagos, apesar de ainda haver possibilidade de acumulado de chuva de 100mm. Por outro lado, a zona de convergência atinge a região Serrana, norte e noroeste Fluminense, onde o acumulado de chuva pode variar de 250 mm a 300mm.

O Monitoramento Climático indica ainda que a ZACAS não deve influenciar diretamente o tempo na Costa Verde, mas a presença de uma massa de ar polar em alto-mar vai empurrar ventos carregados de umidade do oceano em direção ao continente. “Isso pode gerar grandes volumes de chuva, e consequentemente transtornos como alagamentos, transbordo de rios e deslizamentos de terra. Portanto, áreas da Costa Verde podem receber volumes de chuva de até 150mm nos próximos dias, atenção”, alertou a página.

Alerta da defesa civil

A Defesa Civil de Paraty já emitiu um alerta de perigo iminente proveniente das chuvas intensas. Segundo a nota, a chuva será forte e cairá entre os dias 6 e 7. A previsão é que em 48 horas a cidade tenha um acumulado de 85 a 110mm.

Já a Defesa Civil de Angra dos Reis destacou que foi dado apenas um aviso meteorológico sobre possível chuva para a região, mas sem maiores alertas. Contudo, destacou que os radares estão sendo monitorados caso haja alguma previsão de chuvas mais intensas, será dado o alerta.

Deixe um Comentário