Primeira presidente da Câmara de Paracambi, vereadora Aline Otilia, é pré-candidata a prefeita

0

PARACAMBI

A vereadora Aline Otilia (PL) já iniciou os trabalhos na Câmara de Paracambi como presidente. Eleita para o biênio 2023-2024, conseguiu apoio da maioria dos vereadores para o cargo. Dos nove parlamentares teve oito votos em eleição que ocorreu no ano passado. Aline é a única mulher no Legislativo. É a primeira vez que uma representante do sexo feminino ocupa o cargo de presidente na cidade. E ela almeja mais: quer ser eleita prefeita. Para isso se coloca já como pré-candidata.

As sessões retornaram neste ano no dia 2 de fevereiro. Elas acontecem as terças e quintas-feiras, às 18 horas, com transmissão ao vivo pela Rádio 98,7.

Em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, Aline disse que veio com a proposta de fazer uma presidência democrática. “Todos estão vereadores na Casa e dá para fazer um trabalho com democracia, sempre com o foco de votar o que for para beneficiar a população. Não medirei esforços para que todos tenham voz”, destacou.

Esse é o primeiro mandato de Aline Otilia como vereadora. Antes, de 2017 a 2020, ocupou o cargo de secretária de Assistência Social no primeiro mandato da prefeita Lucimar Cristina da Silva Ferreira. Ela enumerou as conquistas à frente da pasta. “Conseguimos tirar a secretaria do CAUC, uma espécie de SPC que impede o recebimento de verbas. A pasta estava há 18 anos no CAUC. Trouxemos a Patrulha Maria da Penha, foi a segunda cidade do Rio a receber. Reformamos nosso Ceam – Centro de Atendimento à Mulher. Conseguimos trazer o projeto Novo Olhar para distribuição de mais de dois mil óculos”, citou.

Além disso, duas ações de sua autoria, com apoio da prefeita, teriam marcado o município: o projeto Leite das Crianças, onde cada criança em situação de vulnerabilidade de Paracambi é contemplada com um litro de leite por dia; e o Kit Maternidade para as gestantes em alta vulnerabilidade.

Após sua experiência na secretaria, atendeu pedido das pessoas para disputar uma vaga na câmara. Nas eleições de 2020 foi eleita com 1.189 votos, a quinta melhor votada. Aline Otilia tem 20 leis aprovadas e sancionadas. “Algumas delas são direcionadas à mulher. Uma, que foi um marco que me orgulho foi o Aluguel Social para vítimas de violência doméstica. Mulheres que são agredidas muitas vezes não têm para onde voltar e acabam retornando para o lar onde o agressor está. É uma oportunidade de começar novamente a vida”, destacou a vereadora.

Na presidência informa que já alterou o site da Câmara de Paracambi e pretende dar mais transparência ao que o Legislativo faz. Além disso, quer implantar o painel digital de votação. “O legado que quero deixar é priorizar as pautas mais importantes para população”, diz.

PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA

Segundo Aline Otilia, se colocar como pré-candidata a prefeita é para continuar com o trabalho já realizado pela atual, que está em seu segundo mandato. “Sabemos que a mulher é mais sensível em todas as situações. Paracambi cresceu muito com o trabalho da prefeita Lucimar e faço parte de um grupo político que, além dela, tem o secretário de Agricultura do Estado, Dr. Flávio, e o deputado estadual Dr. Deodalto”, afirma.

Dr Deodalto, Aline, Dr Flávio e a atual prefeita Lucimar – Foto: Divulgação

Como proposta pretende lutar pela rodoviária, implantação de zoonoses na cidade e do hospital veterinário municipal. “A cidade hoje cresceu bastante nesse governo. Conseguimos o centro de imagens completo, maternidade municipal, o ônibus Curió, que transporta gratuitamente toda a população. Queremos avançar ainda mais”, destacou Aline, que esteve recentemente em Brasília solicitando em ministérios financiamento para implantação de câmeras de monitoramento para a cidade e o Centro de Hemodiálise. Além disso, no Ministério do Transporte pedimos a isenção do pedágio dos moradores de Paracambi que precisam ir ao Rio de Janeiro. O pedido foi meu e dos vereadores Alan Silva e Neném”, contou a presidente da câmara.

 

Deixe um Comentário