PRF realiza ações educativas em Piraí e Volta Redonda

0

SUL FLUMINENSE

Na terça-feira, dia 17, policiais rodoviários federais do Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte (GFT) da 7° Delegacia de Resende, realizaram ações educativas de trânsito nas cidades de Piraí e Volta Redonda. Mais de 200 pessoas participaram da ação nos municípios, referente ao Maio Amarelo, mês de prevenção aos acidentes de trânsito.

A ação em Piraí ocorreu no período da manhã, no Km 237, e teve como foco principal os caminhoneiros.  O objetivo foi alertar os motoristas quanto aos principais riscos no trânsito, especialmente os relacionados a utilização de qualquer substância psicoativa na direção de veículos, tais como bebidas alcoólicas, anfetaminas (popularmente conhecidos como rebites) e outras drogas ilícitas, como maconha e cocaína.

A PRF destacou aos presentes que o uso de qualquer substância psicoativa na direção de veículo automotor gera grave risco de acidentes, pois essas substâncias agem de diferentes formas no sistema nervoso central: “comprometendo a capacidade de dirigir, podendo trazer alterações na capacidade psicomotora, sonolência, alteração nos reflexos e na visão, alucinações entre outras”, destacou em nota.

Ainda segundo a PRF, além do grave risco de acidentes, esse tipo de conduta é infração prevista no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de quase R$ 3 mil e suspensão do direito de dirigir, o motorista pode ainda responder criminalmente pelo porte de entorpecentes ou por um dos crimes de trânsito previstos nos artigos 302, 303 ou 306 do CTB, conforme cada caso.

Os motoristas também foram orientados quanto ao tempo de direção e descanso (lei do descanso). “Durante a ação foram apresentados vídeos institucionais com os temas abordados, bem como realizadas pequenas palestras com os motoristas que também tiveram oportunidade de falar sobre suas experiências e tirar dúvidas com os policiais”, completou em nota a PRF, destacando que foram alcançados com a palestra cerca de 100 caminhoneiros.

Já no período da tarde a ação em Volta Redonda ocorreu na CSN, sendo realizadas palestras para funcionários da própria empresa e terceirizados com foco em direção defensiva. Também foram alcançadas 100 pessoas durante essa ação.

Deixe um Comentário