RIO/SUL FLUMINENSE
Mais de 15 mil fiscalizações veiculares e a pessoas, quase 900 testes de alcoolemia, 655 policiais em atividade e 96 horas de trabalho ininterrupto. Esses são alguns números da operação Semana Santa 2023 no Rio de Janeiro, informados nesta segunda-feira. A ação foi iniciada pela Polícia Rodoviária Federal na quinta-feira, dia 6, e finalizada domingo, 9.
A PRF no Rio de Janeiro atuou com efetivo reforçado, levando em consideração os locais e horários que, segundo as estatísticas, apresentam maior incidência de acidentes graves e criminalidade. Disse que ao todo foram “70 acidentes, sendo que graves somente cinco, ocasionando uma redução de mais de 60% comparado ao ano passado. Já o número de mortes se manteve estável, com duas ocorrências registradas em ambos os anos”, disse em nota.
O número de infrações observou queda, parecendo apontar para uma maior prudência do motorista durante o feriadão. Foram 165 por conduzir sem utilizar o cinto de segurança, 25 por transportar criança fora do dispositivo de segurança, 34 por utilizar o telefone celular e 12 por alcoolemia (configurando reduções respectivas de 40%, 32%, 46% e 55%).
Já o número de infrações por ultrapassagens irregulares foi 540, 120% a mais. Foram detidas 20 pessoas nas rodovias fluminenses por crimes de trânsito e outros crimes em geral. Ainda houve a recuperação de cinco veículos.
No Sul Fluminense, no trecho da 7ª Delegacia da PRF (Resende), foram registrados três acidentes, dois feridos e nenhuma morte. Além disso foram aplicadas 209 multas; além de 18 documentos recolhidos (CRLV) para regularização do veículo e apresentação posterior, oito veículos recolhidos ao pátio; seis ocorrências criminais e sete pessoas detidas.
Já na área da 5ª Delegacia de Polícia (Barra do Piraí) foram quatro acidentes, três feridos, nenhum morto e aplicadas 81 multas. Documentos recolhidos (CRLV) para regularização do veículo e apresentação posterior foram oito e sete veículos recolhidos ao pátio.