Prefeitura oferece acolhimento provisório para pessoas em situação de rua com suspeita de Covid-19 em Resende

0

RESENDE

Pessoas em situação de rua, que estejam com sintomas respiratórios leves, suspeitos de novo coronavírus (Covid-19) no município, podem ficar em um local seguro para o distanciamento social durante o período de 14 dias. A prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, está oferecendo um serviço de Acolhimento Provisório em Saúde, localizado no espaço cedido pela Comunidade da Igreja Cristo Ressuscitado, na Avenida Brasília, no bairro Vila Julieta.

A equipe do Consultório na Rua, da Superintendência de Atenção Primária à Saúde, está responsável pelo funcionamento e vigilância do serviço. O acolhimento está pronto para funcionar 24 horas para possíveis casos de Covid-19. O serviço conta ainda com a parceria do Centro Pop, Serviço de Abordagem Social e do Abrigo Noturno.

Em caso de indicação médica de isolamento, as pessoas serão encaminhadas para o Acolhimento-Carina Rocha/PMR

As pessoas em situação de rua são acompanhadas pelo Consultório na Rua e recebem os primeiros cuidados. Caso apresentem sintomas respiratórios suspeitos, elas são levadas para as unidades de saúde ou Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no bairro Jardim Jalisco. Após isso, caso tenha indicação médica de isolamento, as pessoas serão encaminhadas para o Acolhimento.

De acordo com a secretaria de Saúde com o Acolhimento Provisório em Saúde é possível realizar o isolamento social por 14 dias, em condições dignas e de segurança. Os alojamentos são para o cuidado em saúde e os pacientes são monitorados diariamente, avaliando sintomas e a evolução do quadro de saúde.

A equipe do serviço é formada por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiro, plantonista e cuidador para garantir o bem-estar das pessoas em situação de rua. O acolhimento promove proteção à população em situação de rua, com alojamentos provisórios, alimentação, provisões materiais e cuidados em saúde.

Deixe um Comentário