Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul bate recorde na operação tapa buracos

0

PARAÍBA DO SUL

Em pouco mais de três anos de trabalho a Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul distribuiu pelas ruas da Cidade, através da operação tapa buracos, quase 4000 toneladas de asfalto. O trabalho foi iniciado em 2017, atravessou 2018, 2019 e em 2020, mesmo com a pandemia do Novo Coronavírus, não foi interrompido e já beneficiou milhares de cidadãos em todos os bairros.

De acordo com o Secretário de Obras, Samuel Carneiro Broilo a operação tapa buracos contabilizou no ano de 2017, 960 toneladas de asfalto aplicadas em diversas ruas do Município. “Nosso primeiro ano foi bem difícil, tínhamos muito trabalho a fazer e conseguimos realizar operações nas principais vias e ruas do Município. Nosso foco foi tentar minimizar os danos causados pela falta de manutenção adequada dos últimos anos”, disse Samuel.

O trabalho da operação tapa buracos é fundamental para garantir à população vias em boas condições de rodagem, o que reduz a chance de acidentes além de oferecer mais conforto para a população. O ano de 2018 foi um marco na operação tapa buracos, neste período foram utilizadas 1400 toneladas de asfalto, número que foi superado em 2019 quando foram aplicadas 1480 toneladas em toda a Cidade.

Em 2020 os trabalhos seguem o ritmo dos anos anteriores e várias localidades receberam melhorias nos últimos meses, como: Werneck, Cavaru, Inema, Palhas, várias ruas do Centro, Lavapés, entre outros. Além da operação tapa buracos que teve continuidade durante os últimos três anos e meio foi iniciado também o trabalho de recapeamento asfáltico das principais avenidas. Foram concluídos os trabalhos na Avenida Randolfo Pena, Deocleciano Alves de Souza, Avenida Coronel João Werneck e Rua Marechal Floriano Peixoto no Centro e na próxima semana será concluída a Avenida Pedro Paulo Lacerda, no bairro Liberdade.  A realização desta obra só foi possível, pois há aproximadamente um mês a Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul passou a receber a participação da partilha das receitas dos royalties do petróleo que há dois anos postulava judicialmente, uma vitória do atual Governo Municipal. Tais recursos financeiros são uma medida compensatória que deve ser investida, preferencialmente, em infraestrutura. Por isto, somente agora foi realizada a pavimentação asfáltica das vias públicas apesar de terem sido executadas diversas ações de recuperação do pavimento com outras fontes do tesouro Municipal.

O que são os royalties do petróleo?

A palavra royalty vem do inglês royal, que significa “da realeza” ou “relativo ao rei”. Originalmente, designava o direito que o rei tinha de receber pagamentos pelo uso de minerais em suas terras, conceito este que se estendeu no séc. XX a outras atividades extrativas de recursos naturais não renováveis, como o petróleo e o gás natural. Os royalties de petróleo são os valores em dinheiro pagos pelas empresas produtoras aos governos para ter direito à exploração.

Deixe um Comentário