Prefeitura de Itatiaia implanta novo sistema de controle de estoque na Central de Abastecimento de Saúde

0

ITATIAIA

O município conta com um novo sistema para o controle de estoque de insumos e equipamentos. A ferramenta eletrônica, implantada na Central Geral de Abastecimento da Saúde, no Campo Alegre, tem a finalidade de proporcionar mais agilidade para a gestão e movimentação no estoque, tanto no Hospital Municipal, quanto nas unidades de saúde de toda a cidade.

Software dá mais agilidade para a gestão do estoque no Hospital Municipal e nos Postos de Saúde- Sonita Palmer/AECOM PMI

Segundo o coordenador da Central, Igor da Silva Fraga, o novo software permite a gestão do estoque de forma simultânea e centralizada, promovendo benefícios que geram grande economia, evitando pedidos desnecessários e desperdício. “Antes eram usadas 12 planilhas de Excel para fazer controle de estoque e materiais e insumos da Secretaria de Saúde. Agora, o novo sistema é integrado as unidades de saúde do município, ou seja, cada unidade poderá solicitar diretamente pelo sistema o que realmente precisa, não sendo preciso se dirigir mais a nossa Central”, explicou Igor. Ele ainda informa que o novo sistema permite registrar a entrada e saída de materiais, os custos por unidade requisitante, além de ser possível também fazer a padronização de materiais e proporcionar um controle de tudo que cada unidade de saúde usa para o atendimento dos munícipes. “O software proporciona relatórios e com isso sabemos o que cada unidade gasta, a quantidade, o período de maior consumo, entre outras informações. Através do relatório gerado, temos uma previsão de compras mais assertiva e com isso é possível otimizar o processo de aquisição.  Agora podemos comprar o que o nosso sistema determina, pois é possível saber o que vamos consumir em um determinado período e planejar todo o processo de compra para a Secretaria de Saúde”, disse.

Para que o sistema se tornasse mais operacional, os servidores envolvidos passaram por treinamentos. “Vale ressaltar que não será comprado o que não é necessário, mas o que realmente precisa para o atendimento da população. O novo sistema vai ajudar muito nesse controle. Com isso o dinheiro vai ser melhor empregado e os munícipes terão um melhor atendimento, porque o controle vai ajudar a evitar a falta de insumos e materiais”, destacou o coordenador.

Deixe um Comentário