Prefeitura faz mudanças na vacinação contra Covid-19 para grupos prioritários em Resende

0

RESENDE

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde do município, determinou novas mudanças para a vacinação contra a Covid-19 em grupos prioritários, a partir desta terça-feira, dia 18. As mudanças são voltadas para gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas a partir de 44 anos com comorbidades ou deficiência permanente, além de idosos com mais de 60 anos.

Segundo a Secretaria de Saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias pós parto) com comorbidades receberão a vacina Coronavac/Instituto Butantan, a partir desta terça-feira. A vacinação para as mulheres que se encaixam nesse grupo acontecerá apenas no Centro Municipal de Imunização, no Posto do Estado, no Centro Histórico da cidade e nas Policlínicas dos bairros Manejo e Cidade Alegria, de segunda a sexta-feira, de 8 horas ao meio dia. Estas gestantes e puérperas devem apresentar os seguintes documentos: identidade, CPF, cartão Pré-Natal ou Certidão de Nascimento da Criança, laudo ou declaração médica com descrição da comorbidade.

A prefeitura reforça que para este grupo apenas será aplicada a vacina Coronavac, conforme determinação das autoridades responsáveis.

No último dia 10, a Anvisa recomendou através de uma nota técnica, a suspensão imediata da vacina AstraZeneca em gestantes, devido a um caso adverso que está sendo analisado pelo órgão.

“Como apenas chegaram vacinas para a aplicação de segunda dose, precisamos aguardar até a entrega de novas remessas da vacina contra a Covid-19 pelo Governo do Estado. Mas aos poucos, conseguimos avançar com a vacinação dos grupos prioritários. As pessoas que já receberam a primeira não podem esquecer de tomar a segunda dose, que é muito importante para completar o esquema de vacinação”, disse o secretário de Saúde, Alexandre Vieira, o Tande.

UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA DA RESIDÊNCIA

Vale lembrar que as pessoas com 44 anos ou mais, com comorbidades ou deficiência permanente, e idosos com mais de 60 anos, devem ir até a unidade de saúde mais próxima da residência, apresentar seus dados cadastrais para quando houver novas doses da vacina, serão chamadas. Para este grupo são necessários os seguintes documentos: identidade, comprovante de residência, documento que ateste a comorbidade (receita médica, laudo, declaração do médico). A lista completa das comorbidades está disponível em: https://www.resende.rj.gov.br/comorbidades-coronavirus .

A prefeitura lembra também que as pessoas que perderam a data da segunda dose das vacinas Coronavac ou AstraZeneca, também podem comparecer a essas unidades, no período da manhã. Já as pessoas com segunda dose programadas para datas futuras devem comparecer nas unidades que receberam a primeira dose, na data agendada no cartão de vacinação.

Deixe um Comentário