Prefeitura faz balanço na área da Saúde e destaca avanços em Resende

0

RESENDE

Em balanço divulgado nesta terça-feira, dia 28, o prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou que a estrutura reformada, revitalizada e equipada na área da Saúde, mostrou que o município estava preparado para atuar, inclusive, na contenção de uma pandemia da Covid-19.

De acordo com o levantamento da Secretaria de Saúde, o município estabeleceu uma estrutura organizacional eficiente para imunizar a população contra a Covid-19 e foi um dos primeiros da região a retomar os procedimentos eletivos.  Nos primeiros meses do ano, as aguardadas vacinas contra a Covid-19 chegaram e a gestão municipal precisou agir com inteligência e organização, sendo a primeira cidade da região a aplicar o imunizante. A campanha de imunização começou com busca ativa pelos idosos de mais idade. Depois, a prefeitura montou um planejamento que mobilizou profissionais de vários setores para agendamento de vacinas e ações em Drive-thru, que agilizaram os índices de vacinados.

Pensando na retomada da educação 100% presencial, o município se mobilizou e em abril disponibilizou a vacina para os todos os profissionais da educação, desde o nível básico até o nível superior. A postura possibilitou a retomada das aulas 100% presenciais com adaptações, sendo um dos primeiros a conseguir este feito.  Assim como em 2020, os leitos de Covid-19 disponíveis atenderam e deram toda a assistência possível, sob as mãos de profissionais qualificados, enquanto o município não atingia um índice satisfatório de imunizados. Com a doença controlada, mas sempre em alerta, o município conseguiu retomar os procedimentos eletivos interrompidos e começou a zerar filas de espera geradas durante a pandemia em questão de semanas.

Prefeitura deu continuidade à postura de fortalecer, modernizar e melhorar cada vez mais as unidades de saúde-Carina Rocha/PMR

UNIDADES DE SAÚDE

Paralelamente à pandemia, a gestão municipal deu continuidade à postura de fortalecer, modernizar e melhorar cada vez mais as unidades de saúde. Neste ano, o Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori passou a ser totalmente informatizado, com processos que vão desde a recepção até a coleta de resultados de exames. A unidade hospitalar ganhou um novo protocolo para tratamento de Acidentes Vasculares Cerebrais Isquêmicos, aperfeiçoando profissionais para agirem da maneira mais correta e segura. “Resende já vinha se fortalecendo e investindo intensivamente em saúde pública desde 2017. Isso fez toda a diferença no enfrentamento de uma situação completamente inesperada como uma pandemia. Não fosse essa postura, poderíamos ter tido consequências mais graves. Felizmente, hoje temos a tranquilidade de olhar para trás e saber que tomamos as decisões corretas. Sempre com lisura e transparência”, disse o prefeito Diogo, ressaltando que a gestão municipal quer ir além e fazer ainda mais. “Acreditamos que sempre é possível melhorar de algum jeito. Agradecemos cada profissional que se empenhou incansavelmente para salvar vidas e também a toda a equipe em um momento tão difícil”, complementou.

NOVAS ESTRUTURAS  

Em 2021, a gestão municipal inaugurou um novo posto de saúde, no bairro Parque Minas Gerais; uma nova Central de Abastecimento Farmacêutico e depósito de soluções injetáveis; e uma nova Central de Logística Hospitalar. Dando suporte à imunização, a gestão municipal adquiriu 38 novas câmaras frias para o armazenamento das vacinas nas unidades de saúde. A sede do projeto Equoterapia foi reformado e ampliado, proporcionando aumento de 150% no número de vagas oferecidas.

Deixe um Comentário