Prefeitura de Volta Redonda inicia distribuição de ‘ovos’ de Páscoa na Toca do Coelho

0

VOLTA REDONDA

Está aberta, oficialmente, a Toca do Coelho de Volta Redonda. A maior e mais tradicional festa da Páscoa no Sul Fluminense começou com a distribuição de ovos de chocolate na noite desta sexta-feira, dia 22. Todas as crianças que visitarem o coelho da Páscoa na Praça Brasil, no bairro Vila Santa Cecília, até o sábado, dia 30, entre 18 e 22 horas, vão ganhar um ‘ovo de Páscoa’.

Segundo informações da prefeitura, a previsão é distribuir cerca de 20 mil ovos de chocolate em nove dias de festa. Além de garantir a guloseima, a decoração, que transforma a Praça Brasil numa vila pascal, vai proporcionar muitas lembranças para as famílias visitantes do local.

Antonio Francisco Neto reforçou que todos, independentemente de classe social, terá acesso ao local. “A Toca do Coelho é mais uma festa solidária e inclusiva em Volta Redonda. Todas as crianças, independente da classe social, têm acesso à casinha do coelho, podem tirar fotos e saem com o ovo de chocolate, que simboliza a ressurreição de Cristo”, disse o prefeito.

Ele acrescentou que a Praça Brasil acolhe as famílias de forma especial em datas festivas como o Natal, com a Casa do Papai Noel, e a Páscoa. “São momentos para celebrar junto aos que amamos, e a festa popular promove alegria e diversão de graça e com segurança para a população”, completou Neto, reforçando que tudo é pensado e executado com muito carinho e cuidado pelo poder público municipal.

Ricardo Ballarini, que gestor do Banco da Cidadania e responsável pela organização da Toca do Coelho, lembrou que o espaço é um momento de fantasia. “Este é um momento de fantasia para as famílias, principalmente para aquelas que, nessa data, têm dificuldade de comprar um chocolate. É um evento tradicional, e a prefeitura não mede esforços para oferecer esse presente à população”, disse Ballarini

Os ocupantes da toca

O coelho da Páscoa conta com três ajudantes – as coelhetes, sendo uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que auxiliam a organizar a entrada e a saída da toca. E para garantir a ordem na hora de acessar a casa do coelho, serão distribuídas senhas diariamente.

O idealizador da Toca do Coelho, o presidente do Saae-VR, Paulo Cesar de Souza, lembrou que são cerca de 20 anos de tradição. “Essa festa, entre outras coisas, mantém viva nas crianças a magia da Páscoa, aqui representada pelo ato de ganhar um ovo de chocolate das mãos do coelho”, citou.

O secretário de Cultura, Anderson de Souza, reforçou que a prefeitura mantém a tradição com a montagem da Toca do Coelho. “Hoje, conseguimos fazer a alegria das crianças com custo baixo. Toda decoração é reciclada dos anos anteriores, assim como os brinquedos. E assim conseguimos agradar às crianças”, lembrou o Anderson.

O secretário da Pessoa com Deficiência, Washington Uchoa, informou que está organizando a ida de crianças PCDs à Toca do Coelho. “As crianças serão levadas no micro-ônibus do Transporte Cidadão, no próximo dia 30, mediante inscrição pelo telefone (24) 3339 – 9031 ou pelo e-mail: [email protected]”, disse Uchoa.

O vereador Renan Cury também acompanhou a abertura da Toca do Coelho. “Essa é uma festa de inclusão social. Toda criança sai daqui com um ovo de chocolate, para elas a maior representação da Páscoa. Parabéns à prefeitura por manter a iniciativa”, comentou o vereador.

Os primeiros da fila

Nem o anúncio de chuva forte afastou as famílias no primeiro dia de Toca do Coelho. Rafael Mendes Nader e Laís Reis de Souza moram na Vila Santa Cecília há dois anos e pela primeira vez levaram a filha Olívia, de quatro anos, para visitar o coelhinho da Páscoa. “Estávamos fazendo compra e ela foi atraída pela decoração. Aí resolvemos esperar a abertura”, contou Rafael, que guardava o segundo lugar na fila enquanto a filha aproveitava os brinquedos.

Rita de Cássia, moradora do bairro Eucaliptal, aguardava ansiosa no primeiro lugar da fila. Ela estava com os filhos, Benjamim Lucas, de um ano, no colo, e Luiz Gabriel, de 12 anos. “A gente veio na Casa do Papai Noel, mas na Toca do Coelho é a primeira vez. Acho que cada um vai curtir à sua maneira a conversa com o coelhinho”, comentou.

Deixe um Comentário