Prefeitura de Volta Redonda avança em projeto de modernização da Máquina Pública

0

VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda segue avançando no programa “Cidade Empreendedora”, que visa modernizar e desburocratizar as ações do Poder Público. Nesta terça-feira, dia 23, técnicos do Sebrae no Sul Fluminense se reuniram com secretários municipais e integrantes das pastas para realizar o mapeamento dos serviços para poder otimizá-los; desde o planejamento da demanda, a licitação, gestão dos contratos e o processo de compra, por exemplo. O encontro aconteceu no auditório do Palácio 17 de Julho, sede da prefeitura.
O “Cidade Empreendedora” tem como foco a recuperação econômica na pós-crise provocada pela Covid-19. A assinatura do contrato aconteceu no gabinete do prefeito no último dia 12 e contou com a participação de todos os secretários municipais e de representantes do Sebrae.
AGILIZAR OS PROCEDIMENTOS
No plano, além de uma identificação do ambiente econômico, existem ações voltadas para agilizar os procedimentos da administração municipal, também há iniciativas que visam incentivar a valorização do comércio local e abertura/regularização de empresas e o empreendedorismo, por exemplo. O projeto será elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag).
A secretária da Seplag, Cora Peixoto, destacou o avanço do programa. “A reconstrução da cidade passa pela desburocratização e flexibilização dos processos do Poder Público. Queremos oxigenar a economia, uma oxigenação de dentro para fora. Hoje nada mais é do que o diagnóstico e alinhamento das secretarias. A partir do momento que você tira os entraves do Poder Público, facilita a vida do empreendedor, principalmente o negócio local. Emissão de alvarás, compras, vendas ou qualquer situação que trave o desenvolvimento da cidade.”, afirmou a secretária.
ASSINATURA DO CONVÊNIO
Durante a assinatura do convênio, o prefeito Antonio Francisco Neto comentou que tornar o Poder Público Municipal mais eficiente e menos burocrático é um sonho que está prestes a ser realizado. “Queremos, dentro da legalidade, avançar, fazendo com que nossa cidade se torne cada vez melhor para o contribuinte. Queremos acabar com os vícios e modernizar a máquina pública”, disse na ocasião.
Volta Redonda já conta com um convênio com o Governo do Estado que, através da AgeRio, beneficia pequenos e microempresários com a oferta de crédito. O município também vai ganhar uma agência de Desenvolvimento Econômico Regional até o fim do ano, para atender os empreendedores.

Deixe um Comentário