Prefeitura de Vassouras lança programa ‘Saúde em Dia’

0

VASSOURAS

A Prefeitura de Vassouras divulgou nesta sexta-feira (26), um programa de saúde destinado a atender de forma rápida a alta demanda gerada durante os primeiros 12 meses de pandemia do novo coronavírus. Com o início das medidas restritivas em março do ano passado, as consultas e cirurgias eletivas foram suspensas em todo país, o que ocasionou uma grande fila de espera e pacientes com seus tratamentos interrompidos.

Buscando uma solução para equacionar esse problema, a prefeitura, em parceria com a Universidade de Vassouras, lançou o programa ‘Saúde em Dia’. Em apenas 120 dias, todas as unidades de saúde do município farão uma força tarefa para oferecer mais de 4.600 procedimentos na saúde, entre exames, consultas e cirurgias.

De acordo com o diretor geral do Hospital Universitário, Marcelo Paiva, essa parceria ímpar vai acabar com essa demanda reprimida causada pela pandemia. “A secretaria de Saúde sinalizou essa necessidade e prontamente nos disponibilizamos, já que hoje temos uma relação ótima onde o único propósito é o atendimento da nossa população”, comentou o diretor.

Entre os procedimentos oferecidos estão três mil ultrassonografias, mil consultas oftalmológicas, 240 endoscopias, 180 cirurgias de catarata, 150 colonoscopias, 88 espirometrias, além de realização de 50 ecocardiogramas e atendimento em outras especialidades.

O prefeito Severino Dias, destacou a importância da criação do programa e do impacto positivo que terá na saúde do município.

“É um orgulho muito grande lançar esse programa. Fico muito feliz com a parceria. Nenhuma cidade tem uma estrutura de saúde como Vassouras. Esse mutirão é um sonho nosso e que esse seja o primeiro programa de muitos que traremos para nossa população”, afirmou, Severino Dias.

Em sua estrutura ligada à saúde, Vassouras possui 14 centros de Estratégia Saúde da Família (ESF) e sete Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com a secretária de saúde, Larissa Veiga, todas estão aptas para o agendamento dos exames oferecidos no programa. Os agendamentos serão realizados por cada unidade de saúde, através do telefone cadastrado para que o paciente não precise de deslocar até o local. A Secretaria de Saúde irá disponibilizar o transporte para a realização dos procedimentos para moradores da Zona Rural.

“Eu sou funcionária da rede e nunca vi um programa desse tamanho acontecer na cidade. Eu só tenho que agradecer a essa parceria, que oportunizou a realização do programa. E quem ganha com isso é a população vassourense”, explica Larissa.

No detalhamento do programa, a prefeitura reforça a importância do paciente se comprometer em comparecer, ao confirmar a presença, para não atrapalhar o planejamento realizado pelas unidades de saúde e não tomar o lugar de outros pacientes. Para as cirurgias de catarata, por exemplo, os pacientes terão garantidos a consulta pré e pós-operatória, além de serem acompanhados até o momento da alta.

Participando ativamente das reuniões, a vice-prefeita Rosi Farias, disse que a prefeitura vem atuando em diversas frentes durante o planejamento do programa e agradeceu a parceria com a Universidade de Vassouras para que o Saúde em Dia fosse realizado.

“Ninguém faz nada sozinho. Nós só estamos conseguindo avançar nas melhorias para nossa cidade por conta desse grupo, que ama Vassouras e é comprometido em pensar no que é melhor para a cidade. Estou muito feliz por estar participando desse momento histórico”, ressaltou Rosi.

Deixe um Comentário