Prefeitura de Paraty investe R$ 700 mil em criação de centro cultural na Ilha das Cobras

0

PARATY

Segundo bairro mais populoso da cidade, a Ilha das Cobras vai receber um novo equipamento público voltado para qualificação pedagógica e profissional de diferentes públicos. A assinatura da ordem de serviço para revitalização do Centro Cultural Casa da Ilha, investimento de quase R$ 700 mil, foi realizada na tarde de ontem (1º) com a presença do prefeito Luciano Vidal, dos secretários de Cultura e Obras, José Sérgio Barros e Valceni Teixeira, e de moradores do bairro. Custeado com recursos da própria prefeitura, o centro terá quatro salas multiuso, duas áreas de convivência, três banheiros, cozinha e será o endereço da Associação de Moradores da comunidade.

Responsável pela pasta da Cultura e por coordenar parte da gestão técnica do novo equipamento, Barros é nascido na Ilha das Cobras, fruto de iniciativas sociais e enxerga no projeto mecanismo de mudança. “Vai oferecer para a comunidade, tanto a formação e qualificação profissional, quanto ao acesso e fruição à cultura dentro desse ambiente que sempre teve a cultura muito viva. Poder, neste momento, dar ordem de serviço, enquanto morador também, depois de muitos anos de luta, é um momento ímpar e com certeza inesquecível. É a contribuição para esse bairro tão importante para a cultura de Paraty,” disse.

Dando sequência às obras, o prefeito Luciano Vidal destacou outros projetos implantados na localidade, como o Mercado de Peixe, a revitalização da Casa da Juventude (CAJU), a construção da Escola Estaleiro e agora a iniciativa voltada para a desenvolvimento cultural. “Nós estamos implantando aqui um centro de arte e cultura para esta comunidade, sob a coordenação da Secretaria de Cultura, onde traremos cursos de capacitação e qualificação para que possamos melhorar a qualidade de vida dos moradores da Ilha das Cobras. Em seguida voltaremos para inaugurar mais essa conquista,” concluiu.

O Centro Cultural Casa da Ilha, parecido com o Centro de Formação e Economia Criativa (CEFEC) que será inaugurado este ano, pretende oferecer qualificações conforme demandas apresentadas pelos interessados e não tem como objetivo engessar a grade de ensino. A gestão planeja ainda ofertar aulas nos diferentes segmentos, como audiovisual, artes cênicas, gastronomia, música e demais setoriais. A entrega da revitalização está prevista para dezembro de 2023.

Antes de ser oficializado como núcleo de promoção sociocultural, o prédio estava em condições de abandono e sem administração. Atuou como sede da Associação de Moradores da Ilha por longos períodos, recebeu o Centro de Internet Comunitária (CIC), projeto estadual que oferecia internet gratuita para pessoas cadastradas no sistema do Proderj; abrigou um polo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RJ) e da Fundação Leão XIII, núcleo estadual de defesa e assistência social.

 

 

Deixe um Comentário