Prefeitura de Itatiaia entrega o Centro de Tratamento da Covid-19

0

ITATIAIA

O trabalho de combate ao novo coronavírus ganhou nesta quinta-feira, dia 4,  um importante reforço com a abertura do Anexo Centro de Tratamento da Covid-19. A estrutura funciona no prédio do Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, no Jardim Itatiaia. O objetivo da unidade é fazer o primeiro atendimento e a triagem dos pacientes com síndromes respiratórias, e receber aqueles com sintomas leves ou moderados da Covid-19.

Durante a abertura, que contou com a presença de profissionais da saúde, o secretário de saúde, Sérgio Paiva falou da importância do Centro para o município. “Hoje estamos abrindo oficialmente esse Centro. Essa era uma das nossas metas: a de poder oferecer um atendimento melhor para toda a população no combate a Covid-19. Podemos dizer que esse é um início de mudança.  Essa ação é olhar para a nossa saúde. É olharmos para a nossa unidade hospitalar e queremos trabalhar aqui. Se um ente da família precisar se internar, é querermos que ele se interne aqui e fique próximo e bem assistido”, disse o secretário.

O objetivo é fazer o primeiro atendimento e a triagem dos pacientes com síndromes respiratórias – Divulgação

O Centro  de  200m², conta com 15 leitos, sendo 10 de baixa complexidade e cinco leitos, com respiradores, para estabilização de pacientes de alta complexibilidade. O espaço também possui área de triagem, consultório, central de enfermagem, sala de medicação, isolamento, depósito, banheiro, entre outros. “Após passar pela triagem, o paciente  é  encaminhado  para consultório médico. Se for necessário será medicado ou encaminhado  para repouso. Dependendo do diagnostico poderá também ser levado para a enfermaria  ou para a unidade de pacientes graves em estabilização”, explicou.

O  Centro de Tratamento Covid-19 foi erguido em estrutura  modular  e conta o  espaço todo climatizado. A unidade reúne respiradores, central de oxigênio e todos equipamentos adequados ao atendimento dos pacientes com mais comodidade. No local os pacientes serão atendidos por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, entre outros profissionais.

A unidade climatizada oferece aos pacientes atendimento com equipe multiprofissional – Divulgação

REFORMA DA MATERNIDADE 

Com o início do funcionamento da Unidade, a Tenda de Síndromes Respiratórias, onde atualmente são realizados os atendimentos, será retirada permitindo  a continuidade das obras no Hospital Municipal, como na lateral  da maternidade, que estavam paralisadas. “Com o funcionamento do Centro, logo após a retirada da tenda vamos readequar o espaço da Maternidade. Vai ser necessário colocar o forro do teto e temos algumas paredes que terão que passar por uma desinfecção. Assim que a maternidade voltar para o local onde ela funcionava, vai voltar a funcionar também a parte da pediatria de Neonatal”, explicou o secretário.

 Sobre a pediatria, o secretário reforçou que o espaço será readequado. “Além do serviço de pediatria que já funcionava, ela vai  voltar a funcionar com internação de pediatria, com outro espaço também  que é  usado na maternidade para internação, ou seja, a  pediatria então vai ganhar um espaço novo”, finalizou

A previsão é que a obra da Maternidade seja concluída em 30 dias e a da Pediatria Neonatal em 45 dias.

Deixe um Comentário