Prefeitura de Barra Mansa avança na implantação do Núcleo e Comitê do Sub Registro no município

0

BARA MANSA

No final da tarde desta quarta-feira, 21, representantes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) receberam a visita da Superintendente de Enfrentamento das Pessoas Desaparecidas, Jovita Belfort, e da coordenadora de Documentação Básica da Subsecretaria do Estado de Prevenção e Garantia dos Direitos Humanos, Susan Azevedo, para falar sobre a implantação do Núcleo e Comitê do Sub Registro no município, que está programada para meados de agosto.
O Comitê tem como objetivo realizar um mutirão para atender as pessoas que não tem registro em cartório. O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, J Chagas, explicou como o comitê funcionará. “Daremos prioridade às pessoas que não tem documentos de identificação, para que elas passem a ter. Vamos aproveitar a criação do comitê para também dar ênfase aos casos de desaparecidos no estado”, revelou.
A reunião também teve a participação da vereadora Luciana Alves, que é a responsável pelo projeto de lei que estabelece a Semana Municipal ao Combate e Prevenção ao Desaparecimento de Crianças e Adolescentes, que foi aprovado por unanimidade na Câmara e sancionado pelo prefeito Rodrigo Drable nesta semana.  “Só em Barra Mansa, a média anual para cada 100 mil habitantes é de 19 a 35 pessoas desaparecidas por ano. Esses números são da Superintendência Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas e Ampliação do Acesso à Documentação Básica. O PL que foi aprovado visa à prevenção e a difusão de práticas com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância de medidas de segurança ao sair de casa com seus filhos ou com pessoas que são dependentes de companhia, bem como a atenção a documentação”, concluiu.

Deixe um Comentário