Prefeitura de Barra do Piraí dá ordem de início à restauração do Beco da Carioca

0

BARRA DO PIRAÍ

Nesta quarta-feira, 13, o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, deu a Ordem de Serviço para o início das obras de restauração do Beco da Carioca, no bairro Santana. O trabalho será realizado por uma empresa especializada e vencedora da licitação, com supervisão da Secretaria de Obras Públicas. A benfeitoria vai compreender a recuperação da estrutura da fachada, tratamento de fissuras e impermeabilização; a substituição dos portões existentes por portões que condizem com a arquitetura original; restauro da ninfa (estátua); instalações hidráulicas; reforma da antiga caixa d’água e recuperação da pavimentação de paralelepípedo, próxima ao monumento.

Segundo dados históricos obtidos pela Secretaria de Obras Públicas, o início dessa construção se dá em 1883, antes da emancipação de Barra do Piraí, quando, devido a problemas com água encanada, foi aprovado pela Câmara Municipal de Valença, por meio do vereador Major Lindolpho de Carvalho, o capital e o planejamento do primeiro serviço de sistema de água e esgoto do então povoado de Sant’Ana. O Beco da Carioca foi inaugurado, de fato, em 1884, e ainda simbolizou um ponto de parada para muitas pessoas que transitavam pela região em busca do comércio. O monumento histórico fica localizado à rua Dr. José Maria Coelho, no bairro Santana e foi tombado como patrimônio histórico municipal pela Lei nº 0002, em 1983.

“Olhando de frente, pode parecer uma simples parede, um simples trabalho. Porém, não é bem assim; uma obra de arte como essa necessita de profissionais capacitados e que irão buscar ao máximo o toque histórico e a originalidade do local. A expectativa é que as obras sejam concluídas em cerca de três meses”,  disse o secretário de Obras Públicas, Wlader Dantas.

O prefeito Mario Esteves faz referência ao potencial dessa restauração no âmbito do turismo e da cultura e reafirma a continuidade de serviços dessa natureza em Barra do Piraí. “Até hoje, ninguém havia feito nada para preservar esse patrimônio histórico tão importante para nossa cidade. Estamos nos referindo a um corredor cultural que possibilitará a integração turística da Catedral de Santana, Bispado São José, Casa da Princesa e o Beco da Carioca. Ressalto também que a prefeitura está trabalhando para restaurar todos os patrimônios culturais da cidade. Foi assim com a antiga Estação Ferroviária do Centro e, em breve, com a Estação de Ipiabas, datada do século XIX. Estamos fazendo um esforço muito grande para preservar a história”, finaliza o chefe do Executivo.

Deixe um Comentário