Prefeitura cria mais leitos para tratamento de pacientes de Covid-19 em Resende

0

RESENDE

A Prefeitura implantou um novo Centro de Atendimento exclusivo para pacientes infectados com o novo coronavírus (Covid-19) no município. O Centro funcionará no prédio da antiga Mater (maternidade de um hospital particular), no bairro Jardim Jalisco. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a unidade está apta a ser utilizada, caso seja necessário, com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensivo (UTI) e 18 leitos de enfermaria. Todos os detalhes foram aprontados para que os infectados sejam acolhidos rapidamente. Isso acontecerá se o restante da rede ficar sobrecarregada, o que por hora está descartado.

Além dos trabalhos que incluem a instalação de uma rede de gases terapêuticos, a prefeitura tem ainda um planejamento para ampliar o número de leitos na mesma unidade. O local possui um centro cirúrgico com três salas, que podem ser adaptadas para um novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com mais 10 leitos.

a prefeitura deixou tudo pronto na Mater e avalia semanalmente a ocupação da rede de uma maneira geral-CarinaRocha/PMR

Segundo o secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira, o Tande, a prefeitura deixou tudo pronto na Mater e avalia semanalmente a ocupação da rede de uma maneira geral. Ele explica que desta forma, a decisão de ativar ou não os leitos será tomada no momento técnico adequado, sem desperdício de recursos. “O equipamento ficou tão bom que já pensamos como incorporar esse prédio da antiga Mater à nossa rede municipal de saúde no período pós-pandemia”, disse Vieira, informando que o aproveitamento do espaço como um centro de atendimento exclusivo para pacientes com coronavírus foi pensado ainda em março, com os trabalhos de ajustes e adequação iniciados em abril.

MAIS INTERVENÇÕES

O planejamento para usar o prédio faz parte do plano de contingência criado logo no início da pandemia do coronavírus.

Antes disso, por exemplo, a Prefeitura de Resende já havia ampliado em 70% o número de leitos de CTI no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, assim como montou mais outros leitos do mesmo tipo na Santa Casa.

O Pronto-Socorro do Hospital de Emergência também teve as obras aceleradas e um centro de triagem foi montado na frente da unidade. Outras unidades da rede municipal de saúde também foram adequadas para serem utilizadas caso seja necessário.

Deixe um Comentário