Prefeitura de Porto Real cadastra moradores para doarem sangue

0

PORTO REAL

No Dia Mundial de Sangue, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu nesta terça-feira, dia 14, o cadastramento de moradores que quiserem doar sangue. A proposta visa incentivar a doação de sangue ao Núcleo de Hemoterapia de Resende, que é responsável pelo fornecimento de bolsas de sangue para instituições hospitalares do município e cidades vizinhas como Itatiaia, Porto Real e Quatis.

O cadastramento está sendo realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Jardim das Acácias, a partir das 8h30min.

Cadastramento pode ser feito na USF do Jardim das Acácias ou online – Arquivo VC

Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Rachel Bello, esta é uma ação junto ao Hemonúcleo de Resende, localizado no bairro Jardim Jalisco, é que ficará responsável pela coleta de sangue. “Os interessados deverão preencher um formulário base, onde constam algumas informações como: tipo sanguíneo, idade, peso, entre outras. Em seguida, uma data será agendada e nós iremos auxiliar com o transporte dos doadores até o Hemonúcleo de Resende”, destaca Rachel, informando que a prefeitura fará o transporte gratuito dos doadores.

As pessoas interessadas em ser um doador de sangue também podem fazer o cadastramento online através do link: https://bityli.com/KeDMJZ

Posteriormente, a Secretaria Municipal de Saúde entrará em contato por meio dos dados preenchidos no formulário.

O prefeito Alexandre Serfiotis falou sobre a importância de ser um doador de sangue. “A doação de sangue é um ato simples e voluntário, onde uma única doação, pode ajudar a salvar muitas vidas”, disse Serfiotis.

DOADOR

De acordo com o Núcleo de Hemoterapia de Resende para ser um doador de sangue, a pessoa deve apresentar boas condições de saúde, estar alimentado, pesar mais de 50 quilos e usar máscara de proteção. Deve ter entre 16 e 69 anos de idade; menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis. Quem doa sangue não pode estar gripado, nem resfriado. E quem foi infectado pela Covid-19 com sintomas leves, pode doar sangue somente após o prazo de 30 dias, a partir do término dos sinais da doença.

Deixe um Comentário