Prefeitura cadastra artesãos de Itatiaia para participarem do Programa de Fortalecimento do Artesanato

0

ITATIAIA

Os artesãos do município poderão participar de treinamentos visando a retomada da economia. Para isso, a prefeitura vai cadastrar todos os profissionais para participarem do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PPAF), realizado por uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECECRJ).

De acordo com a administração municipal, Itatiaia é um dos 46 municípios contemplados pelo Programa que tem o objetivo de fornecer capacitação aos artesãos para que eles possam se desenvolver em áreas como o empreendedorismo e o marketing, de acordo com o plano estadual de cultura.

Para participar do programa é necessário fazer o cadastramento na Casa da Cultura, até o próximo dia 30, sempre de segunda a sexta-feira, no período das 8 às 16 horas.  A Casa da Cultura está localizada na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº331, no Centro da cidade. O cadastramento também pode ser realizado online até a primeira semana de julho. Para isso é necessário que os artesãos estejam com o CPF, identidade e comprovante de residência em mãos para realizar o preenchimento do formulário.

PROGRAMA

O Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense foi lançado no ano passado e vai garantir um investimento de R$15 milhões.

Projetado nos princípios da economia criativa, o programa visa fomentar o mercado local a partir da capacitação dos artesãos em áreas como empreendedorismo e marketing. O projeto segue o plano estadual de cultura e a retomada das atividades econômicas e turísticas. “Nosso objetivo é fomentar a economia e o arranjo produtivo local. Com este investimento, queremos consolidar as feiras de artesanato como referências municipais, fortalecendo as práticas socioculturais de relevância em cada território”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

O programa é dividido em quatro eixos, que serão executados pela UERJ: formação e capacitação do artesão; estruturação de pontos de comercialização; ativação cultural dos pontos de comercialização; e pesquisa. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa ficará responsável pela viabilização dos recursos financeiros.

Deixe um Comentário