Prefeitura apresenta os principais projetos urbanísticos em encontro com o Conselho Municipal de Turismo

0

ITATIAIA

Os principais projetos arquitetônicos e urbanísticos elaborados pela Prefeitura para serem executados  no município nos próximos anos foram apresentados na manhã de ontem em um encontro que reuniu representantes das Secretarias de Planejamento e Turismo e membros Conselho Municipal de Turismo  (COMTUR), em Penedo.

A apresentação foi feita pelo secretário de Planejamento do Município, Carlos César Aires que iniciou mostrando as obras em andamento como as creches dos bairros Vila Maia e Jardim Itatiaia que estão sendo executadas com recursos próprios e que permitirá o atendimento de 100 crianças. Também mostrou o projeto de reforma e ampliação das creches de Maromba e de Penedo, ambas em fase de aprovação.

Na área urbanística, o secretário afirmou que foram elaboradas uma série de projetos cuja sua implementação está orçada em torno de R$ 14 milhões. Dentre os projetos estão obras de qualificação viária e esgotamento sanitário em todo município. “São projetos encaminhados ao Ministério das Cidades que está na fase de avaliação para, se aprovados, terem a liberação dos recursos”, explicou o secretário, revelando que projetos de expansão da rede de saúde no município devem demandar recursos na ordem de R$ 2,5 milhões junto ao Ministério da Saúde.

Membros do COMTUR estiveram presente no encontro em Penedo – Carlos Henrique Moreira

Para Penedo, onde concentra o grande potencial turístico da cidade, a Prefeitura elaborou projetos de recuperação de Calçada e recapeamento da Avenida Brasil, Avenida das Mangueiras e da Rua das Velas, além da revitalização do Pórtico e construção de praça e Saneamento Ambiental.

Com a experiência de quem foi secretário em Paracambi e desenvolveu projetos estruturais e captação de recursos para obras naquele município, Carlos César Aires salientou que em meio a falência do estado e a redução de recursos federais, o município precisa buscar outras fontes de recursos por meio, por exemplo, de parcerias com as empresas instaladas no município ou programas específicos que destinam verbas para projetos específicos, como o Fundo do Turismo. “São parcerias e convênios que necessitam de bons projetos”, afirmou.

O encontro também contou com a presença do Secretário de Turismo Alexandre Rezende e do vereador João Márcio (PRB).

Deixe um Comentário