Prefeitos da região participam de reunião com governador

0

ESTADO/SUL FLUMINENSE

Foi realizado nesta terça-feira, 30, no Palácio Guanabara o 1º Fórum Permanente do Executivo Estadual com 79 dos 92 prefeitos fluminenses. O objetivo foi ampliar a interlocução entre o Governo do Estado e as prefeituras para garantir a execução dos projetos que atendam às demandas das cidades. A próxima reunião será no mês de dezembro. Do Sul Fluminense estiveram presentes os prefeitos de Barra Mansa, Rodrigo Drable (PSC); Volta Redonda, Samuca Silva (PSDB); de Resende, Diogo Balieiro Diniz (DEM); Porto Real, Ailton Marques (PDT); Quatis, Bruno de Souza (MDB), Rio Claro, José Osmar (PR); Pinheiral, Ednardo Barbosa (MDB); Piraí, Luiz Antônio (PDT); e de Valença, Fernandinho Graça (PP).

“É a primeira vez que um fórum como este é realizado, uma reunião apartidária, sem ideologia e com foco na população do Estado do Rio de Janeiro. Foi uma reunião importante, onde os prefeitos puderam falar sobre suas demandas para que possamos levar propostas ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, por exemplo, acelerando assim o repasse de emendas constitucionais”, disse o governador Wilson Witzel (PSC), completando que foram discutidas também iniciativas nas áreas de saneamento, turismo, agricultura, segurança.

Durante o evento, o prefeito Samuca Silva aproveitou para perguntar sobre dois projetos importantes para o estado e região Sul Fluminense. “O Aeroporto do Aço é um projeto estratégico como alternativa para o Galeão e que já está com trâmites adiantados. Como sugestão ao Governo do Estado, esse investimento poderia ser efetuado através de Parceria Público Privada ou que o governador defenda através de fundo do Governo Federal”, comentou.  Outra iniciativa importante destacada por Samuca é a colagem dos incentivos fiscais do estado de Minas Gerais para a cadeia do aço e pediram celeridade na assinatura do decreto. Isso, segundo Samuca, gerará competitividade,  emprego, tecnologia e aumento de arrecadação ao Estado do Rio. “Apenas em Volta Redonda serão oito empresas da cadeia do aço que devem se instalar gerando quatro mil empregos”, completou.

SEGURANÇA

O prefeito Rodrigo Drable apontou como importante o encontro, com a criação do fórum. Mencionou que o tema principal tratado no encontro foi a segurança e a importância de discutir ações voltadas para o combate a criminalidade no interior. “Não adianta apertar a segurança na capital e deixar vir para o interior. O governador se comprometeu com pautas de interesse das prefeituras e outra prioridade é não perdermos os royalties do petróleo”, apontou o prefeito de Barra Mansa.

Falando em segurança, o prefeito de Resende Diogo Balieiro informou que o governador garantiu o envio de novos policiais e viaturas para o interior do estado. “Isso é muito importante porque precisamos dessa parceria com o Governo do Estado”, citou.

O prefeito de Rio Claro, José Osmar, disse que houve ainda comprometimento do governador em destinar asfalto para as cidades da região. “Pedimos para Rio Claro, além do asfalto, o funcionamento da Faetec, reforma da ponte da estação. Os prefeitos saíram bem satisfeitos. O governador também nos garantiu que visitará as cidades do estado”, apontou o prefeito.

Também presente no encontro, o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, resumiu que o encontro foi uma prestação de contas e uma oportunidade de saberem sobre os investimentos futuros em prol das cidades que compõem o Estado.

 

 

Deixe um Comentário