Prefeito Rodrigo Drable acompanha segundo dia de limpeza dos bairros atingidos pelo transbordamento do Rio Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Após a estiagem da chuva e o nivelamento dos rios, chegou o momento de contabilizar os prejuízos e trabalhar para amenizar os danos causados pelo fenômeno. O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, esteve na manhã desta sexta-feira (10), na Rua Florianópolis, no bairro Nova Esperança, com objetivo de acompanhar o segundo dia dos serviços de limpeza, remoção de barro e entulhos na localidade. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), disponibilizou uma equipe para agilizar essa ação.

Além da limpeza no Nova Esperança, equipes também se deslocaram para os bairros Boa Sorte e São Luiz, que também sofreram com o transbordamento do Rio Barra Mansa.

O prefeito Rodrigo Drable relembrou a visita do governador Wilson Witzel, no ano passado, quando, na ocasião, prometeu a construção de 400 unidades habitacionais. “Recebemos o governador num período em que tivemos uma enchente muito mais grave que a desse ano. Após a promessa da construção das casas, tivemos que viabilizar as áreas onde pudesse receber esse empreendimento. Ofertamos duas ao Estado do Rio de Janeiro, uma no bairro Siderlândia e outra no Santa Isabel, que é contígua ao Minha Casa Minha Vida (MCMV)”, contou.

Em relação ao MCMV, o prefeito explicou que o processo de inscrição para as 680 unidades ocorreu no ano passado. “As casas estão praticamente prontas. Esse é o maior processo habitacional feito na cidade e foi ofertado prioritariamente para quem está nas áreas de alagamento. Infelizmente, o número de pessoas que se propõe a sair dessas áreas é muito pequeno. Eu entendo que dada as circunstanciais, aos riscos que as famílias correm e a certeza de que teremos mais chuvas nos próximos anos, é necessário que façamos uma ação compulsória que garanta a essas pessoas uma vida mais segura”, disse.

Sobre o Rio Barra Mansa, Drable lembrou que após as fortes chuvas do ano passado, o programa Limpa Rio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) esteve no município fazendo a limpeza e remoção do material que fica acumulado em sua margem, facilitando seu transbordamento. Novamente foi solicitado ao Inea que o projeto seja retomado em Barra Mansa, para que não haja maiores danos.

Deixe um Comentário