Prefeito diz que avanço da vacinação contra a Covid-19 em Resende possibilitou retomada de eventos culturais

0

RESENDE

O prefeito Diogo Balieiro Diniz disse nesta terça-feira, dia 27, que este ano foi marcado pela possibilidade do retorno dos eventos, em consequência do avanço da vacinação contra a Covid-19. Um marco para a população Sul Fluminense foi a volta da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor), que marca os 221 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado no dia 29 de setembro e é considerada a maior festa da região, que teve 12 dias de festa, com shows de artistas influentes no cenário nacional como Zé Neto e Cristiano, Wesley Safadão, Barões da Pisadinha, Belo, entre outros de grandes sucessos. O evento contou ainda com uma estrutura preparada pela prefeitura com Feira de Artesanato com expositores locais, Praça de Alimentação, Parque de Diversão com roda gigante e a montanha russa vinda diretamente do Rock in Rio.

Outra tradição que retornou ao calendário festivo foi a Festa do Pinhão, no distrito Visconde de Mauá e que movimenta a gastronomia local. A Semana do Nordestino, também retornou após dois anos de pandemia. A festa é uma forma de homenagear uma das culturas mais diversificadas do país. Dentre as atrações estavam quadrilha, tributo às músicas da região e show do cantor Frank Aguiar. A prefeitura ainda realizou a segunda edição da Semana Municipal de Valorização da Grande Alegria, com atrações gratuitas e serviços à população.

A tradicional Festa do Pinhão animou os visitantes em Visconde de Mauá-Douglas Pacheco/PMR

O calendário cultural de Resende foi bem extenso, possibilitando ainda a execução do 49º Salão da Primavera, da Feira da Roça no distrito da Vila da Fumaça, 3º Recital Solidário, Salão das Artes Agulhas Negras e Festival Canta Estudante. Ademais, o Porão das Artes foi criado e passou a oferecer atividades de teatro, música e dança.

Ainda dentro das ações que o Governo Municipal realizou na área cultural, em novembro, foi inaugurada uma estátua em tamanho real em homenagem ao historiador Claudionor Rosa, um dos nomes mais importantes da cultura da cidade. A obra foi criada pelo artista plástico Samuel Costa e pode ser visitada na Praça do Centenário, no Centro Histórico.

Dentre as estreias, a Cultura realizou ainda o Circuito Teatral de Resende, os festivais Canto das Agulhas, de Samba e Pagode, MaratonArte e o Rock no Parque, que proporcionaram ao resendense muitos momentos de lazer e diversão, misturando literatura, cultura, lazer, música e diversão.

Segundo o prefeito Diogo, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a prefeitura pode dar início a retomada dos eventos culturais. “A pandemia nos trouxe uma imposição em que um dos setores mais prejudicados economicamente foi o cultural, quando todos os shows e encontros que provocassem aglomeração precisaram ser suspensos. Porém, mediante o avanço da vacinação e o alto número populacional vacinado, conseguimos retornar com a agenda cultural da maneira como gostaríamos, possibilitando, ainda, a criação de novos eventos. E foi assim que a Casa da Cultura Macedo Miranda o fez. Criamos novos eventos, premiações e homenagens para valorizar o que há de mais valioso em nossa cidade: o munícipe”, disse Diogo.

Deixe um Comentário