Prédio que abriga a Fundação Casa da Cultura poderá ser reformado em Resende

0

RESENDE

O prédio do Paço Municipal, que abriga atualmente a Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, localizado no Centro Histórico do município poderá passar por obras de reforma e de revitalização. O vereador Tiago Forastieri (PP) teve aprovada pelo Plenário, indicação pedindo à Prefeitura um estudo de viabilidade para a realização desses serviços no imóvel, que é tombado pelo Patrimônio Histórico do Município e do Estado.

Ao justificar o pedido, Tiago lembra que o prédio começou a ser construído em 1834 e já funcionou como Prefeitura, cadeia pública, sede da Câmara Municipal e Tribunal do Júri, além de ter abrigado solenidades, festivais e exposições que marcaram época. “É dever do governo municipal zelar pela manutenção do prédio e investir em sua conservação, até mesmo porque ele é tombado pelo Patrimônio Histórico do Município e pelo Patrimônio Histórico do Estado”, aponta o parlametar.

Em estilo neo-romântico, o imóvel foi sede da Prefeitura até 1998 e hoje abriga a Casa da Cultura e o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Resende. O prédio, construído com mão de obra escrava, conta com 26 cômodos distribuídos em cerca de 650 metros quadrados de área e sua arquitetura mantém até hoje as características originais.

LOCAL DO PROJETO EQUOTERAPIA

Com o objetivo de dar exclusividade do uso do espaço do Projeto de Equoterapia, durante a realização da 53ª Exposição Industrial, Agropecuária e Comercial de Resende (Exapicor), que marca as comemorações do aniversário de 221 anos de emancipação político administrativa da cidade, o vereador Tiago Forastieri pediu que a prefeitura preserve o local.“O projeto municipal de Equoterapia está situado dentro do Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, mesmo local onde anualmente é realizada a festa da Exapicor. Por este motivo, solicitamos um estudo de viabilidade visando preservar o local do Projeto de Equoterapia durante as festividades, não utilizando aquela área. Desta forma, as instalações serão mantidas em perfeitas condições para que continue seu funcionamento normal, evitando prejudicar os usuários deste serviço”, explicou o vereador.

Deixe um Comentário