Possível atentado em escola mobiliza forças de segurança de Barra Mansa; autores são identificados

1

BARRA MANSA

Na manhã de hoje, forças de segurança de toda a cidade estão mobilizadas em um Colégio de Aplicação do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) após um vídeo divulgado nas redes sociais de um suposto ato terrorista. Na mensagem, o jovem que aparece na imagem não cita a instituição, porém, devido a boatos de alguns alunos de que a ação aconteceria no UBM, a confusão teve inicio, colocando medo entre os pais e os estudantes. Segundo a unidade, as aulas acontecem normalmente, mas menos da metade do efetivo da manhã, que é de 188 alunos, não compareceu hoje para estudar. O UBM afirma que o jovem do vídeo não estuda no local e que os estudantes que compartilharam tal informação já foram identificados.

Segundo o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa (GMBM), Joel Valcir, não é a primeira denúncia após a tragédia em Suzano, em São Paulo, que mobiliza todo o corpo de segurança (além da GM, a Polícia Militar e a Polícia Civil). Só nesta semana foram três.  “Saiu essa informação que ocorreria um possível atentado no UBM e para garantir o direito dos alunos de participarem das aulas, as forças de segurança se uniram e estamos aqui com dez viaturas, da Guarda Municipal e duas da Polícia Militar”, contou. Embora a informação possa ser boato, os agentes estão mobilizados.

O comandante da GM destacou que todas as forças de segurança estão envolvidas e que o prefeito Rodrigo Drable foi comunicado e que desde ontem, quando tomaram conhecimento, deram inicio a um planejamento para garantir a segurança dos jovens.

Joel explicou que tal vídeo começou a circular na quarta-feira, dia 20, onde um jovem comenta que é vítima de bullyng (editando o vídeo em quatro partes: um dia sofrendo bullyng; uma semana sofrendo bullyng; um mês sofrendo bullyng e na última, ele só aparece com o que parece uma espingarda, ou uma réplica dela).  “Depois disso, dois alunos do UBM começaram a comentar, na quinta, que hoje aconteceria um atentado na escola, causando um verdadeiro pânico”, disse o comandante.

Nas primeiras horas do dia, as equipes chegaram na unidade e todos os veículos que entraram no campus estão sendo revistados. Sobre o fato, Joel explica que as crianças estão assustadas com o episódio. “É um dia atípico para eles, chegar na escola e encontrar tantos agentes de segurança aqui. Mas estamos para garantir o bem estar de cada um deles, porém, já está tudo sob controle e tudo indica que foi mesmo um boato”, comenta Valcir, dizendo que quem fez tal compartilhamento mentiroso, será punido criminalmente.

Ele lembra ainda o dano que o ocorrido causa a todos, inclusive devido ao deslocamento dos agentes para atender a ocorrência, desfalcando a segurança em outros pontos da cidade. “Recebemos denúncia esta semana que alunos estariam armados em outra escola e mandamos uma equipe da Ronda Escolar até o local, mas não houve flagrante dentro da instituição. Em outro caso, em uma escola particular no Centro, também fomos acionados de que suspeitos estariam rondando o local, mas nada foi comprovado. O terceiro caso é o de hoje”, conta.

“A Ronda Escolar já tem feito a segurança todos os dias, mas na unidade, especificamente, hoje estaremos na parte de dentro ao longo de todo o dia, inclusive na parte da noite”, finalizou.

UBM

O A VOZ DA CIDADE esteve nesta manhã na escola e conversou com a equipe de comunicação do UBM, que garantiu que as aulas seguem normalmente e que, inclusive, haverá o turno da tarde. “Nós recebemos essa informação de um possível ataque e chamamos imediatamente todo o efetivo de segurança. O rapaz que aparece no vídeo, não estuda aqui na escola e nem sabemos de quem se trata, ou se ao menos é aqui de Barra Mansa. Quando aos alunos que começaram o boato, eles já foram identificados e serão ouvidos, já que os mesmos hoje não apareceram na escola”, disse.

A assessoria contou ainda que ao todo, turno da manhã e tarde são 280 estudantes, sendo 92 do segundo período do dia. Nesta manhã, dos 188 alunos matriculados entre o 6 e 9° ano do Ensino Fundamental, menos da metade compareceu a instituição. “Estamos todos tristes com essa situação e tomando todas as medidas necessárias quanto ao boato que se espalhou. Tanto os pais como os alunos devem ficar tranquilos pois tudo já está sob controle. Aliás, desde o começo tomamos as medidas necessárias”, completou a assessoria, afirmando que sobre a questão de entrar na unidade, existe a portaria e os seguranças da própria instituição.

O caso será registrado na 90ª Delegacia de Polícia (DP).

1 comentário

Deixe um Comentário