Porto Real poderá ganhar Programa de Acolhimento a Pacientes com Diagnóstico de Câncer

0

PORTO REAL

O Plenário do Legislativo aprovou indicação do vereador Luís Fernando da Silva, o Fernando Beleza (PSD), solicitando ao Poder Executivo a criação de um Programa de Acolhimento a Pacientes com Diagnósticos de Câncer e seus Familiares. A proposta do parlamentar foi encaminhada para apreciação do prefeito Alexandre Serfiotis.

Fernando Beleza explicou que apesar de todos os avanços da medicina juntamente com diagnóstico e tratamento contra o câncer, o momento em que se toma conhecimento da doença pode, muitas vezes, causar um impacto psicológico negativo muito grande no paciente e também no seu familiar. “Ajudo à levar várias pessoas que estão passando por tratamentos de câncer aos hospitais de Barra Mansa, Volta Redonda e até o Rio de Janeiro. Percebo a fragilidade destes pacientes que precisam de um acolhimento durante e após o tratamento da doença. Os familiares também necessitam de um amparo ao longo do tratamento de seu ente querido”, disse o parlamentar.

O vereador informou ainda que o Programa consiste num primeiro acolhimento a pacientes pós diagnóstico de câncer e seus familiares, possibilitando acompanhamento psicológico, terapias em grupo e orientação de equipes multidisciplinares, visando administrar o impacto que a notícia deste diagnostico traz. “O objetivo é acolher os pacientes com câncer e seus familiares durante a realização do tratamento quimio e/ou radioterápico, que se encontram em situação de vulnerabilidade social decorrentes da ausência de saúde e capacidade psicológica que o momento exigi”, explica Fernando Beleza, acrescentando que a implementação deste Programa poderá ser adotada por centros de atendimentos já existentes no município, entre eles, as Unidades de Saúde da Família (USF), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).