Porto Real amplia investimento no setor da atenção básica da saúde

0

PORTO REAL

A atenção básica atingiu no período de janeiro a abril de 2018, o total de 31,57% da meta anual, totalizando 11.890 atendimentos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu o aumento de 20% perante 2017.

A atenção básica na saúde tem como proposta a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. É um filtro que organiza o fluxo dos serviços na rede de saúde. No município constam programas governamentais relacionados à atenção básica, como o Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas unidades básicas. A atenção básica também envolve ainda iniciativas de atendimento na rua, domiciliar, saúde bucal entre outros.

Os dados foram revelados pela Secretaria de Saúde durante recente audiência pública referente ao primeiro quadrimestre de 2018 (janeiro a abril), conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal. Na ocasião, foram relatadas as atividades realizadas pelos diversos setores da Secretaria, bem como o trabalho de captação de pacientes, observando a qualificação da rede hospitalar, das especialidades e ainda o devido acompanhamento das Unidades de Saúde da Família. “A preocupação da Secretaria de Saúde é manter o devido acompanhamento do paciente para agregar valor ao seu atendimento. Agradecemos a dedicação de toda a equipe da Secretaria de Saúde pelo esforço e dedicação mesmo em meio às diversas dificuldades encontradas”, disse o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim.

Segundo o governo, os exames preventivos atingiram 41% da meta totalizando 658 exames. Nesse período, não foi registrado nenhum caso de sífilis em gestantes. O trabalho realizado nas Unidades de Saúde permitiram 1.159 testes rápidos da doença, o que contribuiu para o percentual zerado.

Em relação ao Sistema de Regulação, o município realizou 170 procedimentos regulados pelo Sistema de Centrais de Regulação para municípios e hospitais de referência, bem como 63 pacientes em tratamento na traumatologia, oncologia e cardiologia. “Atendemos no Laboratório Municipal aproximadamente seis mil pacientes e no pronto socorro 14.820, entre adultos, pediatria, maternidade e odontologia, sendo que 11% são moradores da região que procuraram nossos serviços”, comenta a diretora de Programas e Saúde, Giane Gioia.

Deixe um Comentário