Locais revitalizados em Barra Mansa sofrem atos de vandalismo

0

BARRA MANSA

Uma das obrigações de uma prefeitura com seus munícipes é a conservação do espaço urbano. São ruas pavimentadas, áreas de lazer, locais limpos, dentre outras. E quando isso acontece e o vandalismo sobrepõe as melhorias realizadas? Um dos alvos mais comentados nas redes sociais foi a pichação da Ponte dos Arcos, localizada no Centro, que recentemente passou por revitalização. Mas existem outros locais, como pontos de ônibus.

Sandra Pereira, de 51 anos, é operadora de caixa e moradora de Barra Mansa. Segundo ela, a própria população muitas vezes não zela pelo patrimônio público. “Acho que deveriam intensificar as fiscalizações. Durante esse momento de isolamento social o número de casos de vandalismo da cidade cresceu. Isso é muito difícil, muito triste”, lamentou.

Outra moradora que também comentou sobre o caso, foi Nélia Aparecida, de 55 anos. Ela afirmou que os atos de vandalismo da cidade infelizmente não são novidade.

A prefeitura, através da Secretaria de Ordem Pública, já está tomando providências para identificar e punir os responsáveis pelos atos de vandalismo. “Estamos reforçando o efetivo da Guarda Municipal nos pontos onde esses atos estão sendo praticados. Peço para que a população quando identificar esse tipo de atitude denuncie através do telefone da guarda para que os órgãos competentes façam algo. Sem ordem não tem progresso, estamos colocando em ordem as coisas na cidade para o bem de todos. São locais que trabalhamos muito para reformar”, disse o secretário Willian Pereira.

Além da importância dessa conscientização, o secretário reforçou que as pichações nos pontos de ônibus foram realizadas em vidros, o que gera um custo muito alto. Já em relação ao prejuízo na Ponte dos Arcos, a Secretaria Municipal de Manutenção Urbana informou que pintou novamente o local nas áreas pichadas, porém, envolveu mão de obra que poderia estar sendo usada em outro local.

O ato de pichação se enquadra no artigo 163 do Código Penal, além de ser crime ambiental, de acordo com o artigo 65 da Lei 9.605.

E quem for pego cometendo esse crime, segundo o comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente, será conduzido para delegacia da cidade, tendo como pena a detenção de três meses a um ano, além de multa. “Se a pichação ocorrer em monumento ou patrimônio tombado, pena de seis meses a um ano, além da reparação do dano causado. Em Barra Mansa, tal ato vem sendo coibido através de rondas e operações conjuntas com entre a Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. A Central de Monitoramento também tem realizado rondas através das câmeras e, quando necessário, aciona as forças de segurança”, comentou.

DENUNCIE

As pessoas que identificarem algum ato de vandalismo podem entrar em contato com a Guarda Municipal, através do telefone (24) 3028-9339, (24) 3028-9369 ou através do e-mail: [email protected].

Deixe um Comentário