Policlínica de Itatiaia realizou exames de Eletroneuromiografia

0

ITATIAIA 

Há nove anos sem acontecer na rede pública de saúde de Itatiaia, a Policlínica Municipal realizou, na sexta-feira, dia 26, exames de Eletroneuromiografia. Os procedimentos, realizados pela médica neurologista Karine Toledo da Matta Souza, não eram feitos na rede pública da cidade desde 2015 e, de acordo com o Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, são essenciais para que o médico possa confirmar ou descartar diagnósticos de lesões e/ou disfunções em estruturas como nervos e músculos.

Segundo Luiz Eduardo, atualmente, 226 pacientes aguardam pelo procedimento. Ele informa que, inicialmente, serão feitos oito exames por semana, perfazendo total de 32 durante o mês. “Mas estamos definindo os detalhes para realizar um mutirão de exames de Eletroneuromiografia.

Exames são essenciais para que o médico possa confirmar ou descartar diagnósticos de lesões em estruturas como nervos e músculos – Ariane Alves/PMI

Nossa expectativa será atender neste mutirão 20 pacientes por dia, ao longo de uma semana, onde atenderíamos 100 pacientes”, conta.

O secretário destaca que, dentre as principais queixas que levam os médicos a solicitarem a realização de uma Eletroneuromiografia, estão situações como sensações de formigamento, dormências e/ou queimação em um membro ou em regiões específicas, fraqueza ou perda de força em um dos membros ou de forma generalizada, queixas de dores sem uma causa aparente, sobretudo em membros superiores ou inferiores, ou nas regiões lombar e cervical, além de paralisia facial ou alterações na musculatura da face.

O prefeito Irineu Nogueira ressalta que a realização dos exames de Eletroneuromiografia é mais um avanço nos serviços de saúde disponibilizados para a comunidade. Segundo ele, o objetivo do governo municipal segue sendo o de ofertar uma saúde pública de qualidade para a população. “Estamos trabalhando com afinco para melhorar a área de saúde e acredito que estamos fazendo o setor avançar”, comenta o chefe do Executivo.

Deixe um Comentário