Polícia Militar Ambiental resgata cães com sinais de maus tratos em Porto Real

0

PORTO REAL

Agentes da Polícia Militar Ambiental (2ª UPAm) resgataram, na sexta-feira, dia 7, cães que estavam em um canil, no bairro San Felippe. A ação aconteceu após denúncia de suspeita de maus tratos contra animais feita ao Linha Verde – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente. Quatro cães de raça não definida, sendo que dois desses apresentavam aspectos de doentes.

De acordo com os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia, as informações do Linha Verde davam conta de um canil, no bairro San Felippe, onde havia quatro cachorros magros, doentes e que ficavam presos o dia todo no meio das fezes e urina, sem contarem com a alimentação diária necessária. No canil, localizado na Avenida Dom Pedro II, fizeram contato com a filha do proprietário e representante da empresa que, ao tomar ciência da denúncia, autorizou a entrada dos policiais.

Durante a fiscalização, foi verificada a existência de quatro cães de raça não definida, sendo que dois desses apresentavam aspectos de doentes. Ainda de acordo com os policiais, o local estava sujo, com fezes espalhadas, mau cheiro e sem nenhuma alimentação ou água. Quando questionada acerca dos prontuários veterinários e receitas, não foi apresentada nenhuma documentação e, com base no artigo 32 da lei de crimes ambientais, foram feitos registros fotográficos e vídeos dos animais e do canil e tanto a filha do proprietário quanto um funcionário da empresa foram convidados a comparecer à 100ª Delegacia de Polícia (DP) para o registro de ocorrência, porém, o advogado da empresa os desaconselhou a irem para aquela unidade policial. A filha do proprietário e o advogado, depois de conversarem, se dirigiram à delegacia, onde o delegado orientou que não se limpasse, mexesse no local ou nos animais até a ida da perícia. Porém, ao contrário do que havia sido decidido pelos policiais civis, quando a perícia chegou, o local já se encontrava limpo e os animais soltos e alimentados. Os animais foram recolhidos por uma equipe da Guarda Ambiental de Porto Real e encaminhados ao Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais (CIRAC), após ter sido emitido um auto de apreensão dos cães.

DISQUE DENÚNCIA DO LINHA VERDE

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou Pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.

Deixe um Comentário