Polícia Civil prende três homens durante a Operação Resguardo em Itatiaia

0

ITATIAIA

Agentes da 99ª Delegacia de Polícia (DP) coordenados pelo delegado titular, Vicente Maximiliano Barbosa, prenderam na terça-feira, dia 8, três homens durante a Operação Resguardo, uma ação nacional de combate a crimes de violência contra a mulher coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP). Um caminhoneiro, 35 anos foi preso suspeito de ameaçar a ex-companheira, 31 de anos. Já um comerciante de 47 anos, foi detido por débito de pensão alimentícia. Em outro caso, um encarregado de limpeza urbana, de 32 anos, foi preso por descumprimento de medidas protetivas contra a mulher.

Os agentes cumpriram o mandado de prisão preventiva, expedido pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Itatiaia. “Já havia na Delegacia vários registros contra o caminhoneiro por ameaçar a ex-mulher. A motivação seria porque ele não aceitava o término do relacionamento. O último aconteceu em janeiro deste ano, quando solicitei a prisão do suspeito na Justiça de acordo a Lei Maria da Penha. Em todo o lugar que o caminhoneiro encontrava a vítima, ele fazia ameaças”, explicou Vicente Maximiliano.

Ele informou que a equipe de Inteligência da Delegacia recebeu, no início desta semana, informação de que o caminhoneiro tinha acabado de chegar na cidade. “Os policiais realizaram diligências juntamente com policiais do 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e encontraram o denunciado na casa de sua mãe na Vila Pinheiro”, contou o delegado.

Após a formalização do cumprimento de mandado de prisão, o caminheiro foi levado para audiência de custódia na Cadeia Pública de Volta Redonda.

Em outro caso, um comerciante, de 47 anos, também foi preso durante a Operação Resguardo. De acordo com o delegado Vicente Maximiliano, contra o comerciante havia um mandado de prisão por débito de pensão alimentícia expedido pela 2ª Vara Única da Família, Juventude e do Idoso da Comarca de Resende. O comerciante foi preso em sua casa, no bairro Jardim Itatiaia.

Já um encarregado de limpeza urbana, de 32 anos, foi preso na Vila Odete, por descumprimento de medidas protetivas. De acordo com a Polícia Civil, a alguns meses, ele foi denunciado pela mulher, de 30 anos, por agressão. “Após denúncia da vítima de que seria agredida sempre que o marido bebia, foi expedida uma medida protetiva, de acordo com a Lei Maria da Pena, contra o denunciado que não poderia se aproximar da mulher a menos de 100 metros. No entanto, nos últimos dias, o homem retornou para a residência mesmo com o consentimento da mulher. A Polícia Civil ficou sabendo do retorno do denunciado e o prendeu por descumprimento de medidas protetivas, já que existia uma ordem expedida pela Justiça”, informou um policial.

OPERAÇÃO RESGUARDO

A Polícia Civil cumpriu nesta terça-feira, no Dia Internacional da Mulher, cerca de 80 mandados de prisão por violência contra a mulher e estupro de vulnerável em todo o Estado do Rio de Janeiro. Até o fechamento desta reportagem, 41 pessoas foram presa no estado.

As ações integradas começaram no dia 7 de fevereiro e já prenderam 270 autores de crimes contra mulheres, em flagrante e em cumprimentos de mandados de prisão.

De acordo com a Polícia Civil, em 2021 as delegacias que integram o Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM) prenderam 532 pessoas envolvidas em casos de violência contra mulheres.

Deixe um Comentário