Polícia Civil deflagra operação para prender acusados de violência contra mulheres

0

RIO/SUL FLUMINENSE

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio do Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), realiza, nesta terça-feira, dia 10, a “Operação Gaia” para cumprir mandados de prisão contra acusados de violência contra a mulher. Até a publicação desta reportagem, 19 pessoas haviam sido presas na região Sul Fluminense. No total, em todo o Estado, 100.

Os agentes estão nas ruas para cumprir  mandados de prisão em todo o Estado do Rio de Janeiro. A ação conta com o apoio de delegacias do Departamento-Geral de Polícia do Interior (DGPI).
No Sul Fluminense a Polícia Civil confirmou prisões em Três Rios Volta Redonda Valença e em Paraíba do Sul.

O A VOZ DA CIDADE conversou com o delegado titular da 93ª Delegacia de Polícia (DP) de Volta Redonda, Edézio Ramos, e ele confirmou quatro prisões até o momento na cidade, sendo nos bairros Eucaliptal, Belo Horizonte e duas no Santa Rita de Zarur.

O delegado enfatiza a importância dessas prisões, principalmente no mês em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos. “Tenho 20 anos de polícia e sei como era antes da lei. Infelizmente ainda existe a violência doméstica, mas a lei agora é rigorosa e o criminoso não fica nessa de pagar uma cesta básica e ser solto. Ele agora é preso e responde criminalmente”, destacou Edézio.

Em Três Rios, seis prisões foram confirmadas. Em Paraíba do Sul a Polícia Civil confirmou também a prisão de seis homens até o momento, sendo elas nos bairros Jatoba (duas), Parque Morone, Ponte Preta e Liberdade. Já em Valença, outras três prisões foram efetuadas.

Para a delegada titular da 107ª DP de Paraíba do Sul, Cláudia Abbud, as prisões são de grande importância dentro do crítico cenário, e pela conscientização da Lei Maria da Penha. “Temos que cada vez mais lutar contra a violência no meio doméstico, mostrando que as mulheres devem se unir, ter voz. Que os homens de bem também estejam ao lado de suas companheiras, suas filhas, irmãs e mães lutando contra qualquer tipo de agressão, seja física ou psicológica”, defendeu a delegada, lembrando que a agressão psicológica também foi inserida no rol dos crimes no Código Penal (CP). “É importante cada vez mais termos ciência que a violência não é só física. E que ela também não abrange só a mulher. Quando uma mulher é agredida dentro do seu lar, toda a família também acaba sendo vítima dessa agressão e reproduzindo atos desse tipo”, destacou delegada titular Cláudia Abbud, que também é professora no curso de Direito da faculdade Univertix, em Três Rios. “Essa união de esforços em pleno século XXI, no combate a violência contra a mulher, é muito importante e precisa cada vez mais de toda a união da família e da comunidade”, finalizou a policial.

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO EM ITATIAIA

No contexto da Operação Gaia, agentes da 99ª Delegacia de Polícia (DP) de Itatiaia, coordenados pelo delegado titular Vicente Maximiliano, realizaram na manhã de terça-feira, o cumprimento de um mandado de prisão em desfavor a um ajudante de pedreiro, de 35 anos. O mandado de prisão expedido pelo Juízo da Vara Única de Itatiaia diz respeito ao descumprimento ao pagamento de pensão alimentícia.

O ajudante de pedreiro foi localizado pelos policiais em sua residência no bairro Campo Alegre. Após tomar ciência do mandado de prisão ele foi encaminhado para a delegacia.

No início da tarde, ele foi apresentado para a Cadeia Pública de Volta Redonda, onde passará para audiência de custódia.

O A VOZ DA CIDADE está acompanhando o caso e trará mais informações a qualquer momento.

 

Deixe um Comentário