Piraí se despede de prefeito Tutuca; prefeitos e autoridades destacaram político diferenciado

0

PIRAÍ

Acontece nesta tarde a despedida do prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira, o Tutuca. O prefeito de Piraí tinha 73 anos e faleceu na madrugada de hoje, 6, em um hospital particular de Resende, onde estava internado há cerca de uma semana. Tutuca lutava contra um câncer no fígado. O velório acontece na Agremiação Esportiva Piraiense, no Centro. O enterro será às 17 horas no Cemitério Municipal.

Tutuca estava no seu quarto mandato como prefeito de Piraí. Foi em 1990 que assumiu a prefeitura pela primeira vez e lá ficou até 1996. Retornou em 2004, ficando até 2012. E foi eleito em 2020 com 59,07% dos votos. O primeiro cargo de Tutuca foi de vereador.

Era formado em Matemática e Administração de Empresas. Ele lecionou em escolas de Piraí, foi bancário e funcionário da Light. O prefeito já ocupou o cargo de vice-presidente do Detran e foi deputado estadual.

O vice-prefeito, Doutor Ricardo Passos, assume a prefeitura. Foi decretado Luto Oficial de sete dias em toda cidade. Tutuca deixa a esposa Vânia, os filhos Gustavo, Arthur e Henrique e quatro netos.

DEPOIMENTOS

Prefeitos e autoridades da região se manifestaram sobre a perda. Em nota, o governador Cláudio Castro se manifestou. “Meu grande amigo, Tutuca foi um político atuante, que ficou conhecido pelo diálogo e pela vontade de melhorar a vida da população do Sul Fluminense. E deixa um imenso legado para a cidade que tanto amava.  Neste momento de dor, manifesto o meu pesar e solidariedade aos familiares, entre eles o seu filho, deputado Gustavo Tutuca, aos amigos e a todo o povo do município de Piraí”, disse.

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, destacou que além de um grande político, Tutuca era um homem extraordinário, amigo, amável, agregador, exemplo para os filhos e um líder.  “O conheci ainda garoto, acompanhando meu tio, que sempre foi seu amigo, nas festas de carnaval da cidade de Piraí. Mais tarde o encontrei na Alerj quando eu era só um estagiário e ele um grande deputado. Fiz amizade com seu filho Gustavo, hoje deputado como o pai, e já em seu quarto mandato. E tive a oportunidade de ser seu colega quando me tornei prefeito. Sua doença preocupou a todos, que torciam por sua cura. Mas o chamado Divino foi mais forte. Tutuca deixará grandes saudades e muitas memórias”, disse.

A Prefeitura de Pinheiral decretou luto oficial de três dias. Foi quando Tutuca era prefeito pela primeira vez, a cidade ainda era distrito e com seu apoio Pinheiral foi emancipada em 1995. O prefeito Ednardo Barbosa, falou que Tutuca se destacou na região e no estado por sua relevante contribuição e pelo seu jeito de tratar as pessoas. “Ficamos triste, porém, com um sentimento de gratidão por tudo de bom que fez por Pinheiral e Piraí”, apontou.

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, também lamentou a perda de Tutuca. “Pai do deputado estadual Gustavo Tutuca e um homem que escreveu seu nome na história da política Fluminense. Ficam aqui meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e ao povo da nossa querida Piraí”, escreveu nas redes sociais.

Alexandre Serfiotis, prefeito de Porto Real, também se manifestou. “Henrique Tutuca, foi um grande político da região Sul Fluminense, eleito diversas vezes para comandar o executivo de Piraí. Presto aqui minha solidariedade ao seu Filho, o deputado Gustavo Tutuca e todos os seus amigos e familiares. Que Deus conforte o coração de todo povo Piraiense”, apontou. O prefeito de Quatis, Aluísio D’Elias ressaltou a grande figura política que Tutuca foi.  “Uma perda imensurável para Piraí, que Deus conforte e ampare sua família e nós, amigos que conviveram e aprenderam muito com Tutuca”, diz.

Um dos líderes políticos mais carismáticos do Sul Fluminense. Essa foi a fala do prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves.    “Uma trajetória duradoura na vida pública, Tutuca ajudou a tornar Piraí uma cidade conhecida nacionalmente, com projetos inovadores e índices de referência em diversas épocas. Governou o município por diversas vezes, e a sua paixão por Piraí, pelo carnaval e pelo futebol, além do amor pela família, ficarão como marcas de um legado eterno”, lamentou.

Também lamentou a morte de Tutuca o prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz. “Com profunda tristeza, recebi, na manhã dessa quinta, a notícia do falecimento do prefeito de Piraí Tutuca. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e aos moradores do município de Piraí. Não o conhecia bem, mas sempre recebi relatos muito carinhosos e positivos sobre o Tutuca, seu trabalho e profissionalismo. Que Deus conforte o coração de todos”, destacou.

Deixe um Comentário