RESENDE
O Plenário aprovou a indicação do vereador Tiago Forastieri (Cidadania) solicitando ao Poder Executivo a capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade. A propositura foi encaminhada para apreciação do prefeito Diogo Balieiro Diniz. Em outra indicação, Forastieri reiterou o pedido para a criação do Portal da Pessoa com Deficiência. A sugestão é a criação do portal no site da Câmara Municipal.
De acordo com o estudo de viabilidade do vereador Tiago, a Prefeitura de Resende firmaria um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RJ), buscando ampliar a empregabilidade e a autonomia profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, segundo o parlamentar, beneficiaria tanto pessoas em situação de vulnerabilidade, egressos do sistema prisional, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIA+. “A proposta visa promover formação e qualificação profissional para pessoas atendidas nesta parceria, ampliando a oferta de cursos gratuitos e apresentando às empresas parceiras, os participantes qualificados para as vagas disponíveis. Deste modo, a partir deste acordo de cooperação, o objetivo é que essas pessoas tenham acesso a trabalho digno”, explicou Forastieri.
PORTAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
O vereador Tiago Forastieri também reiterou o pedido feito ao Legislativo de Resende para a criação do Portal da Pessoa com Deficiência. A sugestão é a criação do portal no site da Câmara Municipal. Ele explicou que a indicação tem por objetivo facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos serviços oferecidos, leis, e tudo o que for relacionado à pessoa com deficiência. “Este Portal deve conter informações, tais como: leis que garantem os direitos das pessoas com deficiência, serviços oferecidos pela Prefeitura de Resende, contato e endereço das escolas, clínicas de atendimento, vagas de emprego, cursos profissionalizantes e todas as demais informações que forem pertinentes”, informou o parlamentar.