Pesquisa Mensal de Comércio indica alta no setor varejista

0

ESTADO

O volume de vendas do comércio varejista no estado do Rio de Janeiro apresentou alta de 0,5% na série com ajuste sazonal e de 7,1% em relação ao mês de março de 2020. Esse resultado tornou a variação acumulada de 12 meses ligeiramente positiva novamente, no valor de 0,4%.

O resultado de crescimento pode ser atribuído aos móveis e eletrodomésticos. Em 2020, foram o grupo de destaque positivo, por uma série de razões, como a mudança da cesta de consumo das famílias e o incremento da demanda por meio do auxílio emergencial. O cenário se reverteu a partir do terceiro trimestre, com um processo que se assemelhava ao esgotamento do consumo. No ano, a atividade acumula alta de 41,3%.

O comércio ampliado, composto pelos itens da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) somados aos Veículos, motocicletas, partes e peças e Material de construção, por sua vez, apresentou queda de 3,9% em relação ao mês anterior, com ajuste. Em 2021, o varejo ligado ao setor automotivo amarga redução acumulada de 20,1% no seu volume de vendas, enquanto o segundo grupo vem melhorando seu desempenho, mas com queda de 2,6%.

No nível nacional, o volume de vendas do comércio varejista apresentou queda de 0,6% frente a fevereiro, na série ajustada. Em 12 meses, a variação acumulada é de 0,7%.

Em março, Tecidos, vestuário e calçados apresentaram queda de 41,5% e os Móveis e Eletrodomésticos retraíram o volume de vendas em 22%, ambos contra o mês anterior e sem sazonalidade. O cenário ainda é incerto e as quedas abruptas podem ter sido ocasionadas pelo agravamento da pandemia de forma igualmente abrupta.

No comércio ampliado, a variação frente a fevereiro foi de 5,3%, repetindo a trajetória observada no estado, com forte retração das vendas de Veículos, motocicletas, partes e peças. Para os próximos meses, o cenário descrito pelas expectativas dos empresários e consumidores é positivo e está evidentemente atrelado ao avanço da imunização no estado e no país.

Deixe um Comentário