Pesquisa da Fecomércio-RJ aponta que novembro e dezembro devem ter mais contratações temporárias para o fim de ano

0

RIO/SUL FLUMINENSE
O Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) realizou, entre os dias 4 e 7 de outubro deste ano, um levantamento em 912 estabelecimentos comerciais do Rio de Janeiro. Entre outros, os dados apontaram que novembro, com 42,5%, e dezembro, 37,3%, devem ser os meses com o maior número de contratações temporárias para as festas de fim de ano ou alta temporada. O mesmo deve acontecer nas cidades da Região Sul Fluminense.
Na pesquisa do IFec RJ, 40,2% dos empresários ouvidos disseram que os temporários devem ser todos ou quase todos aproveitados até janeiro de 2023, e 29,9% do comércio deve aproveitá-los em seus quadros até dezembro deste ano.
Ao todo, 21.331 funcionários serão contratados, uma média de três por estabelecimento. O salário de cada contratado temporariamente ficará em torno de R$ 1.437. Porém, a sondagem revelou que 60% dos entrevistados não pretendem contar com funcionários temporários para as festas de fim de ano ou alta temporada. Já 27,9% disseram que contarão, enquanto 12,2% ainda não sabem, enquanto 61,8% dos empresários do comércio afirmaram que há possibilidade de contratar permanentemente esses trabalhadores para aumentar os quadros de suas empresas. Ainda não sabem se vão contratar 21,3%, enquanto 16,9% não vão aproveitar esses trabalhadores.
CONTRATAÇÕES NO COMÉRCIO DE VOLTA REDONDA
Em Volta Redonda, segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bens e Serviços (Sicomércio-VR), Levi Freiras, o volume de vendas no comércio final do ano cresce em torno de 20% comparado a outros meses por conta do Natal e das confraternizações, além das férias. Ainda de acordo com Levi, esse movimento contribui para um aumento de 15% no número de vagas oferecidas no comércio, incluindo o setor de gastronomia.
O presidente do Sicomércio-VR lembrou ainda que, o fim de ano é uma época em que se contrata mais para atender essa demanda gerada pela troca de presentes, confraternizações, amigo-oculto, eventos corporativos e é preciso se preparar para esse momento. “A seleção começa no final do mês de outubro para reforçar o time de atendimento. A expectativa para este ano, de acordo com o presidente, é que pelo menos duas mil vagas temporárias sejam abertas no comércio de Volta Redonda”, concluiu o presidente.

Deixe um Comentário