Patrulha Maria da Penha de Resende ministra treinamento para agentes da Guarda Municipal de Itatiaia

0

RESENDE

A Patrulha Maria da Penha de Resende iniciou, nesta semana, um treinamento às equipes da Guarda Municipal de Itatiaia. O treinamento visa implementar os serviços de garantia dos direitos da mulher e coibir os casos de violência doméstica. Ao todo, seis encontros estão previstos para apresentar instruções práticas e teóricas.

O treinamento dos profissionais envolvidos nessa iniciativa começou com a colaboração da equipe da Patrulha da Lei Maria da Penha de Resende, que tem servido como referência na região das Agulhas Negras nesse processo. Para garantir a eficácia da Patrulha Municipal, estão previstos seis encontros, com três dias dedicados nesta semana e mais três na próxima.

Nesses encontros, os agentes receberão instruções abrangentes sobre os processos, incluindo a parte teórica. Além disso, terão a oportunidade de vivenciar a realidade em Resende, acompanhando os atendimentos assistidos.

A Patrulha Maria da Penha atua diretamente com vítimas que estão com medida protetiva assegurada pelo juiz. Este passo em direção à segurança das mulheres em Resende é parte de um compromisso mais amplo da Guarda Municipal, que iniciou em 3 de agosto de 2020 com sua implantação. Além dos atendimentos para fiscalização das medidas protetivas, a Guarda Municipal e a Coordenadoria da Mulher também desenvolveram o projeto “Democratização”. Este projeto visa educar instituições públicas e privadas sobre a competência da Patrulha, além de informar sobre os tipos de violência enfrentados por mulheres em âmbito doméstico e familiar, bem como orientar sobre onde buscar ajuda.

A coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Yohanna Mazza, destaca a relevância deste projeto. “A criação da Patrulha Municipal em Itatiaia é um passo crucial na nossa missão de combater a violência contra as mulheres. Estamos comprometidos em fornecer às mulheres as ferramentas necessárias para que elas se sintam seguras e apoiadas”, disse Yohamma.

Vale reforçar que, em casos de emergência de violência doméstica, as vítimas devem ligar diretamente para o Disque 190 da Polícia Militar.

Deixe um Comentário