Parque Nacional do Itatiaia registra -12ºC e vegetação fica coberta com gelo nesta quinta-feira

0

ITATIAIA

A pouco dias para o fim do inverno, no próximo dia 22, a baixa temperatura mudou a cor da vegetação no Parque Nacional do Itatiaia. Na madrugada desta quinta-feira, dia 1º, os termômetros atingiram a casa de -12ºC na parte alta do bioma. Com isso, parte da vegetação foi coberta pela geada.

De acordo com o coordenador da concessionária BR Parques, Roberto Alexandre Costa, esta temperatura, não oficial, foi registrada por volta das 4h44min, na Estação Campo Belo localizada aproximadamente a 2.380 metros de altitude. “Estava tão frio que os equipamentos pararam de registrar quando atingiram -12ºC. Eles só voltaram a funcionar às 7h54min quando foi registrado -1,07ºC”, disse o coordenador Roberto Alexandres, informando que estas foi uma das mais baixas temperaturas registradas este ano.

Vale lembrar que a Campo Belo fica abaixo da Estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que está fora do ar há pelo menos 30 dias.

Os funcionários da Concessionária BR Parques, Leandro Ramos e Andrés Conquista, que estão baseados na parte alta do Parque, registraram as imagens da geada que tomou conta da vegetação no Brejo da Lapa. Nas fotografias, dá para ver a camada de gelo na vegetação.

A temperatura atingiu -12ºC às 4h44min-Andres Conquista

CONHEÇA UM POUCO DO PARQUE

O Parque possui vários atrativos tanto na parte alta quando na baixa. Na parte alta estão atrativos naturais como o Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Vale do Aiuruóca e a Pedra do Altar. Já na parte baixa, encontram-se o lago Azul, Cachoeira Poranga, Piscina Naturalo do Maromba, Cachoeira do Itaporani, Véu de Noiva e Três Picos.

Este foi o primeiro Parque Nacional do Brasil, criado em junho de 1937.

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. A Unidade está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, próximo à Rodovia Presidente Dutra, tendo como pólo econômico mais próximo a cidade de Resende. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d’água, com diversas áreas apropriadas para banho. Tem fácil acesso a partir da Via Dutra e recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte da estrutura de visitação, com destaque para o Centro de Visitantes, revitalizado para os 70 anos do parque.

O horário de funcionamento é diferente para a parte baixa e parte alta do parque: Na parte baixa o horário para ingresso inicia-se às 8 horas, com permanência até às 17 horas. Nas cachoeiras do Complexo do Maromba a permanência é até às 16 horas. Em caso de chuva, as cachoeiras poderão ser interditadas a qualquer momento para a segurança do visitante, pois há riscos de cabeça d’água.

E na parte alta, o horário para ingresso é das 7 às 14 horas. A permanência estende-se até às 17 horas, impreterivelmente. (FONTE: site http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia)

Deixe um Comentário