Párocos de Barra Mansa dizem estar adaptando medidas necessárias antes de reabrir igrejas

0

BARRA MANSA

No último dia 11 de junho, a Prefeitura de Barra Mansa, junto ao Ministério Público, possibilitou a flexibilização de templos religiosos com determinações de prevenção à Covid-19. Contudo, até o momento, as igrejas católicas não voltaram a funcionar e os párocos do município explicaram que está sendo feita a preparação e adaptação das medidas necessárias para cumprir as normas exigidas. Além da autorização do município, a abertura dos templos depende dos párocos, segundo informou a Diocese.

As normas estabelecidas para a reabertura dos templos religiosos no Decreto nº 9.884 são: As pessoas que acessarem e saírem do templo religioso deverão realizar a higienização das mãos com álcool 70% ou preparações antissépticas de efeito similar, disponibilizadas em pontos estratégicos como na entrada, na secretaria, confessionários, corredores, para uso dos fiéis, religiosos e colaboradores; Manter todas as áreas ventiladas, incluindo, caso exista, os locais de alimentação; O responsável pelo local deve orientar aos frequentadores que não poderão participar de celebrações ou eventos religiosos, casos apresentem sintomas de resfriado/gripe; E manter regramento do uso obrigatório e adequado de máscaras faciais e distanciamento social de 1 metro entre as pessoas.

Segundo a nota oficial dos párocos, emitida no último dia 15, está sendo vista com preocupação o aumento da contaminação no país, assim como na região Sul Fluminense. “Assim, estamos nos preparando e adaptando as medidas necessárias para cumprir as normas exigidas. Na preocupação pela vida humana, pedimos aos irmãos e irmãs que conservem a devida paciência e compreensão, no espírito de oração pessoal e familiar. Por enquanto, continua a participação nas celebrações virtuais e demais atividades oferecidas através das redes sociais de nossas paróquias”, destacou a nota.

Os párocos que se manifestaram sobre a preparação dos templos são: Pe. Djalma Antônio da Silva (pároco de São Sebastião); Pe. Deivi Santana de Oliveira (Santo Antônio de Pádua); Pe. Arimatéia de Souza (Santa Cruz); Pe. Apolinaris Tue Ude (Sagrado Coração de Jesus) e Pe. Alexandre Barbosa da Silva (Coordenador da Região Pastoral de Barra Mansa).

Deixe um Comentário