Parceria entre Seap e Prefeitura de Resende garante trabalho a presos

0

RESENDE

Mais de 20 presos da Cadeia Pública Luiz Fernandes Bandeira Duarte, do município, participam de um projeto em parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e prefeitura. Através da iniciativa, eles trabalham em obras públicas no município em troca de remuneração e redução de pena.

O grupo atua na reforma de praças, escolas e unidades de saúde da cidade. A recuperação da Escola Municipal Bairro Vicentino, por exemplo, teve a participação de oito internos da Cadeia Pública de Resende. As melhorias também incluíram um posto de policiamento comunitário no bairro Vicentina e a sede do 37º BPM (Resende).

Os presos exercem as funções de mecânico, eletricista, pintor, pedreiro, auxiliar de serviços gerais, calceteiro, servente e jardineiro. A Lei de Execuções Penais prevê a redução de um dia da pena a cada três dias trabalhados, com remuneração mensal de um terço do salário mínimo. Outro município do Sul Fluminense onde existe parceria entre a Seap e a prefeitura é Itatiaia.

Por intermédio da Fundação Santa Cabrini, responsável pela gestão do trabalho prisional, a Seap mantém parceria com uma série de instituições públicas e privadas, com o objetivo de oferecer a ressocialização do preso por meio do trabalho.

 

error: Conteúdo protegido !