Parceria entre Aproaço e Universidade de Vassouras vai beneficiar de trabalhadores da indústria no Estado 

0

SUL FLUMINENSE

Uma parceria entre a Aproaço – Associação dos Processadores de Aço do Estado do Rio de Janeiro – e a Universidade de Vassouras irá proporcionar formação profissional para milhares de colaboradores da indústria do aço no Sul Fluminense e em todo o estado do Rio.

Foi assinado neste mês de setembro um convênio de cooperação técnica entre as duas entidades que vai oferecer descontos de até 60% em cursos de graduação digital na área de tecnologia, principalmente em cursos que são essenciais para capacitar o setor industrial, como cursos de Logística e Gestão de Recursos Humanos.

Além disso, os demais cursos oferecidos pela instituição terão 50% de bolsa, todos na modalidade de Educação a Distância (EAD), sistema que possibilita a flexibilidade de horários de estudos.

A celebração do convênio contou com as presenças do secretário executivo da Aproaço, Haroldo Filho; dos representantes da Universidade de Vassouras, Reitor Prof. Dr. Marco Antônio Soares de Souza, do assessor de Relações Institucionais, Hamilton Moss, o Coordenador de Ensino Digital, Msc. Anrafel Fernandes Pereira e da Gestora de Polos Letícia Gilson, além da vice-prefeita de Vassouras, Rosi Silva, que teve papel fundamental ao aproximar ambas as instituições.

O convênio tem validade já a partir deste mês e prevê que o desconto na mensalidade será mantido enquanto o colaborador mantiver o vínculo empregatício com a empresa. Para ter acesso ao benefício, o colaborador da empresa associada a Aproaço deve procurar o setor administrativo da associação, através do e-mail aproaç[email protected] para receber as instruções de matrícula do curso desejado.

O secretário executivo da Aproaço falou da importância do convênio para as empresas do aço e para ampliar o processo de capacitação da mão de obra local.

“A capacitação profissional é uma das principais vertentes que a Aproaço vem trabalhando desde a sua fundação, em 2021, visando qualificar a mão de obra local nas regiões onde as indústrias estão instaladas. E esse convênio é muito importante para o setor como um todo. Ganha a indústria com a qualificação do funcionário e o próprio colaborador que recebe uma oportunidade única de ampliar seus conhecimentos e agregar valor ao seu currículo”, afirmou Haroldo Filho.

A vice-prefeita de Vassouras, Rosi Silva destacou a importância da união das duas instituições e dos benefícios que isso poderá ter para Vassouras no futuro ao implementar o seu polo industrial.

“Desde a minha primeira reunião com a Aproaço, em que soube da necessidade da capacitação dos funcionários, logo conversei com a Universidade de Vassouras para que fosse estudada uma possível parceria. Fico satisfeita com o desfecho e penso que poderá ser muito importante para Vassouras, já que estamos lutando muito para trazer um condomìnio industrial para a cidade e essa possibilidade de qualificar a mão de obra do vassourense é algo muito importante para mim, para que os empregos fiquem em nossa cidade”, declarou Rosi.

Sobre a Aproaço

Nos últimos dois anos, a associação, que reúne no estado do Rio cerca de 20 empresas processadoras de aço, ou seja – empresas que compram o aço bruto e transformam em vários componentes para atender a demanda industrial e construção civil – vem se destacando no cenário estadual ao lutar em diversas frentes pelo desenvolvimento do setor industrial.

Juntas, somente no estado, as empresas processadoras de aço geram cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos e movimentam por ano aproximadamente R$ 4,5 bi.

Além de lutar pela segurança jurídica das empresas, a Aproaço, através das empresas associadas, desenvolve diversos projetos nas áreas de meio ambiente, social e esportiva, visando a integração e a qualidade de vida das regiões industrializadas.

Deixe um Comentário