Para prevenir o período chuvoso, Defesa Civil entra em estado de alerta

0

BARRA MANSA

Com o período chuvoso a Defesa Civil entrou em estado de alerta e orienta a população sobre os principais problemas comuns nesta época do ano, como deslizamentos de terra e alagamentos. O monitoramento vendo sendo realizado nos Rios Paraíba do Sul, Barra Mansa e Bananal, para prevenir possíveis anormalidades. Cerca de duas mil pessoas moram em áreas de alagamento no município.

Na cidade existem 11 pluviômetros automáticos que ajudam a medir, em milímetro, a quantidade de chuva, o que favorece o trabalho de monitoramento da Defesa Civil. Os equipamentos foram instalados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, o órgão é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Governo Federal. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, com os pluviômetros é possível antecipar as ações de emergência, em caso de alagamentos. “Em casos de deslizamentos de terra, é necessária a colaboração do cidadão para informar situações de corte de encostas, realizado de maneira irregular” disse.

Ainda segundo Sérgio Mendes, neste mês de novembro o município publicará o Estado de Alerta, medida de caráter preventivo, que se estende até o fim de março e envolve todos os setores da administração municipal, principalmente a Superintendência de Obras e Serviços Públicos (Susesp), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), as secretarias de Planejamento Urbano, Assistência Social e Direitos Humanos, Desenvolvimento Rural e a própria Defesa Civil. “O plano de ação e reposta a desastre e assistência tem a finalidade de atuar em situações de anormalidade que eventualmente venha ocorrer no município”, contou.

Em situações de emergência, o primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros Militar. A Defesa Civil é chamada pelos bombeiros quando há ameaça iminente de desabamento de estruturas. A poda de árvores grandes que estejam em áreas públicas e ofereçam risco à população pode ser solicitada a Superintendência de Obras e Serviços Públicos, através do telefone (24) 3322-2064/ 3323-5905.

PREVENÇÃO

A limpeza das calhas favorece o escoamento da água da chuva e evita infiltrações nas partes elétricas e na estrutura da casa; É extremamente importante lembrar que jogar lixo na rua causa o entupimento dos bueiros, o que aumenta o risco de alagamento e inundações na cidade; Em casos de inundações, a orientação do coordenador da Defesa Civil é desligar o disjuntor para evitar o risco de eletrocussão. Também é importante fechar as entradas de gás e os registros de água; Em caso de ventos fortes e destelhamentos, a orientação da Defesa Civil é que o morador procure um cômodo da casa que tenha cobertura em laje, para evitar ser atingido por pedaços de telha.

Deixe um Comentário