Papai Noel visita Hemonúcleo de Barra Mansa para doar sangue

0

BARRA MANSA

O espírito de natalino pode e deve ser celebrado por todos, mas nem todo mundo poderá festejar como quer, por isso, a doação de sangue é necessária para ajudar a quem precisa. O Papai Noel entregou um presente adiantado, e para lá de especial, nesta segunda-feira, dia 13. Ele esteve no Hemonúcleo de Barra Mansa para doar sangue e contou que faz isso há quase 30 anos. A coordenadora da unidade, Thais Mendes, ressaltou que a atitude do bom velhinho pode inspirar outras pessoas a se tornarem doadoras.

De acordo com o papai Noel, apesar de fazer a doação há muito tempo, neste ano o ato se torna ainda mais especial, devido a pandemia da Covid-19. “Depois de tudo que passamos nos últimos meses, fomos levados a valorizar ainda mais a vida. É um sentimento de realização e vitória por estar cumprindo a minha missão. Espero que essa minha atitude toque o coração de todos aqueles que acreditam na magia do Natal”, disse.

De acordo com a coordenadora da unidade, Thais Mendes, atualmente o estoque está estável, porém no fim de ano a captação costuma diminuir e a necessidade de bolsas, aumentar. “Precisamos de uma quantidade maior de doadores. No mês de novembro, devido ao Dia Nacional do Doador, nossa captação tende aumentar, mas dezembro aumenta muito o número de transfusões. Nós já temos a parte cardíaca e a OncoBarra que consomem muito, então, temos que estar preparados para não passar aperto”, explicou.

QUEM PODE DOAR?

A coordenadora reforçou que todos, com idade entre 16 e 69 anos estão aptos a doar, seguindo as seguintes orientações: estar com a saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar um ano após a realização dela. Idosos devem ter realizado a primeira doação até os 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menor de idade só mediante autorização dos responsáveis.

Deixe um Comentário