Papa Francisco nomeia bispo nascido em Valença para cardeal da Igreja Católica

0

BRASÍLIA/VALENÇA

No último domingo, dia 29, o Papa Francisco anunciou como cardeal da Igreja Católica o arcebispo de Brasília, Paulo Cezar Costa. Nascido em Valença, O religioso será um dos conselheiros do pontífice e uma de suas responsabilidades será eleger um novo papa. Outro nomeado, foi o arcebispo de Manaus, Leonardo Steiner. A cerimônia para oficializar os dois cardeais brasileiros está marcada para o dia 27 de agosto. Além dos brasileiros, o papa elegeu outros 21 cardeais.

Dom Paulo Cezar Costa, que nasceu em Valença no dia 20 de julho de 1967, é graduado em teologia pelo Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestrado (1998) e doutorado (2001) em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Ele também foi professor titular da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, coordenador e diretor do Departamento de Teologia. Costa foi ainda professor e diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, além de docente no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e na Escola Teológica São Bento (ETSB).

AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO

É importante ressaltar que em 2010, o Papa Bento XVI nomeou dom Paulo como bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Entre 2011 e 2015, ele foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNB. O bispo, agora cardeal, está atualmente na Arquidiocese de Brasília.

No dia 22 de junho de 2016, o religioso de Valença foi nomeado bispo da Diocese de São Carlos pelo Papa Francisco. Na ocasião, ele foi empossado no dia 6 de agosto do mesmo ano. Ele foi nomeado também pelo Papa em 20 de abril de 2020, como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina. Já no dia 7 de outubro, dom Paulo Cezar foi nomeado para da Arquidiocese de Brasília, onde está até agora.

TV CANÇÃO NOVA TRANSMITE MISSA

A TV Canção Nova transmite nesta terça-feira, dia 31, ao meio-dia, a missa em ação de graças pelos 52 anos de Dedicação da Catedral de Brasília (DF). A celebração será presidida por Dom Paulo Cezar Costa. Na sequência, a emissora transmite o Terço à Rainha da Paz, rezado pelo Papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Com a oração, num sinal de esperança ao mundo, o Santo Padre encerra o mês mariano.

Deixe um Comentário