Palestra aborda empreendedorismo e novas tendências para o MEI

0

BARRA MANSA

Nesta quarta-feira, dia 24, a Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap-BM), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizam o evento ‘MEI em Movimento: Capacitação e Crescimento’. O evento acontece na Aciap, às 18h30min, e conta com apoio da prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.

O evento tem como objetivo explicar a nova programação do Microempreendedor Individual (MEI) trazendo temas sobre empreendedorismo, tendências, aspectos legais e gestão eficiente.

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Jair Gomes, informa que na ocasião, serão feitas as inscrições para a Sala do Empreendedor do município. “A intenção deste evento é interagir com quem já é MEI ou com quem está pensando em se tornar um, é uma palestra de treinamento e informação ministrada pelos técnicos do Sebrae”, cita Jair.

Ainda de acordo com ele, cerca de 300 MEIS são atendidos por mês no setor. “O MEI hoje é uma realidade no país todo, tem crescido, se o empreendedor quer montar um negócio, de qualquer tipo, pagar taxa na prefeitura, tira o CNPJ, legaliza seu negócio, e participar de aperfeiçoamentos, e com isso faz crescer o negócio, esse é um dos objetivos da Sala do Empreendedor”, destaca.

Formalização

A Sala do Empreendedor é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, funcionando em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A Sala do Empreendedor de Barra Mansa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h30min, no pátio da prefeitura, no Centro.

No local, quem já é microempreendedor individual ou está pensando em se formalizar recebe orientações e os serviços necessários para estar regularizado e ter acesso aos benefícios. “Além dos benefícios ligados diretamente ao empreendimento, a formalização também permite que o cidadão e sua família passem a ter benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença e pensão por morte”, destaca Jair.

Ao realizar um cadastro no MEI, o empreendedor passa a ter uma série de vantagens, como: inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); isenção de todas as taxas para registro da empresa; baixo custo mensal de tributos (INSS, ISS e ICMS) em valores fixos; funcionamento imediato, sem alvará ou licença; emissão de notas fiscais; dentre outros benefícios que irão estimular a expansão do negócio.

 

Deixe um Comentário