OSBM realiza concerto de encerramento no Instituto Cultural Municipal

0

BARRA MANSA

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa encerra hoje a temporada regular de concertos em Barra Mansa, que será no Instituto Cultural Municipal, no centro da cidade, às 20 horas, com entrada franca.

A OSBM recebe o percussionista Rodrigo Cleto, que teve seu início musical no Projeto Música nas Escolas e hoje integra, dentre outros grupos, a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, SP, no repertório estão grandes nomes da música erudita como Leonard Bernstein e Tchaikovsky. Rodrigo apresenta o Concerto para Marimba do compositor francês Emmanuel Séjourné. A regência fica por conta do Maestro Associado Daniel Guedes.

O Maestro

A Orquestra fica sob a batuta de Daniel Guedes reconhecido como um dos principais músicos de sua geração, que vem atuando como violinista, violista, camerista, regente e professor. Venceu o Concurso Jovens Concertistas Brasileiros aos 13 anos, estudou na Guildhall School of Music, na classe de Detlef Hahn. Cursou bacharelado e mestrado na Manhattan School of Music de Nova York, na classe de Pinchas Zukerman e Patinka Kopec, no ‘Pinchas Zukerman Performance Program’. Posteriormente estudou regência com o próprio Zukerman e com Mika Eishcenholz. Como regente atuou frente à OSB, Sinfônica de Campinas, Sinfônica Nacional da UFF, entre outras.  Atualmente é Regente Associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa

O Solista

Rodrigo Cleto cursa o 4º ano do bacharelado em percussão pela UNESP com Eduardo Gianesella e Carlos Stasi, onde também estudou com Herivelto Brandino.

Participa da Banda Jovem do Estado de São Paulo e Orquestra Jovem do Theatro São Pedro. Compõe também o Grupo PIAP e o Quarteto À4.

Foi premiado com o 1º lugar no Concurso Jovens Solistas da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo em 2016 e foi semifinalista no concurso Jovens Solistas de Gramado em 2018. Foi um dos candidatos selecionados para o Concurso Prelúdio da TV Cultura, em 2018, e se manteve competindo até as Semifinais.

Como solista já se apresentou à frente da Banda Sinfônica de Barra Mansa (2013), Banda de Metais de Barra Mansa (2014), Orquestra Acadêmica da UNESP (2015), Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (2016) e Banda Juvenil do Projeto Guri (2018). Rodrigo de Souza Cleto nasceu em 1992 e iniciou os seus estudos aos 12 anos idade no projeto Música nas Escolas de Barra Mansa onde veio estudar com Fernanda Martins de Oliveira (OSBM), Edmere Sales (TMRJ) e Rodrigo Foti (OSB). Ainda em Barra Mansa foi o 1º timpanista da Orquestra de Barra Mansa por 2 anos consecutivos. Participou ainda do grupo Tchá Degga Da (seleção brasileira de percussão rudimentar) de 2010 a 2012 orientado por John Grant.

Já se apresentou sobre a batuta de Zubin Mehta, Roberto Mintchuk, Isaac Karabtchevsky, Alaster Willis, Apo Hsu, Cláudio Cruz, Mikhail Agrest, entre outros. Já participou da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Banda Sinfônica e Banda Marcial também de Barra Mansa, Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, Orquestra Jovem Concertante, Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Sinfônica Maggio Musicale (Itália). Participou de Festivais como, Festival nas Montanhas, SESC de Música, MIMO, Coreto Paulista, Campos do Jordão, Gramado, os quais ministrados por Carlos Tarcha, Clarissa Borba, Rodrigo Foti, Eduardo Gianesella, Ricardo Bologna, entre outros. Participou ainda de master classes com Emmanuel Séjourné, Ronni Kot Wenzell, Fábio Oliveira, Fernando Chaibe, John Boudler, Elizabeth Del Grande, Righini.