OMS monitora nova variante BA.2.86 da Covid-19 devido a múltiplas mutações

0

GENEBRA/NOVA IORQUE

Na última quinta-feira, dia 17, a Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a monitorar a BA.2.86, uma nova variante da Covid-19, devido à identificação de um grande número de mutações.

Durante a abertura da reunião dos ministros da Saúde dos 20 principais países econômicos do G20, que ocorreu na sexta-feira, dia 18, o diretor-geral da OMS Tedros Ghebreyesus enfatizou a importância da vigilância contínua em relação à Covid-19, que continua a evoluir mesmo que já não seja considerada uma emergência global de saúde.

Tedros também destacou que a pandemia de coronavírus ensinou a valiosa lição de que a saúde é um fator crucial que afeta todos os aspectos da sociedade.

Atualmente, a OMS está acompanhando três variantes de interesse e sete variantes em observação, enquanto insiste na necessidade de melhor vigilância, sequenciamento e notificação por parte de todos os países.

A variante BA.2.86 foi identificada em vários países de diferentes continentes, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Israel e Dinamarca, segundo agências de notícias.

Tedros ressaltou o papel fundamental das economias do G20 no financiamento da saúde global e relatou que as negociações sobre um acordo pandêmico e emendas ao ‘Regulamento Sanitário Internacional’ estão progredindo positivamente.

Ele destacou também várias iniciativas lideradas ou apoiadas pela OMS para fortalecer a preparação e resposta a emergências de saúde global, incluindo o Fundo para Pandemias, o Centro da OMS para Inteligência Pandêmica e Epidêmica, o sistema BioHub, o Corpo Global de Emergências em Saúde e a Revisão Universal de Saúde e Preparação.

Dentre elas estão o Fundo para Pandemias, o Centro da OMS para Inteligência Pandêmica e Epidêmica, o sistema BioHub, o Corpo Global de Emergências em Saúde e a Revisão Universal de Saúde e Preparação.

* Luciano R. Pançardes – Editor chefe

Deixe um Comentário