Novos conselheiros municipais da Juventude de Volta Redonda passam por capacitação

0

VOLTA REDONDA
A Coordenadoria Municipal de Juventude de Volta Redonda (CoordJuv) promoveu, nesta semana, uma capacitação para os novos conselheiros municipais da Juventude, no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB/Ferp), Campus do bairro Aterrado. No encontro, foram tratados os temas “Políticas Públicas de Juventude” e “Fluxo de Políticas Públicas e Papel dos Conselhos de Representação Popular”, além da apresentação do Relatório de Evidências sobre as Políticas Públicas Federais no Brasil.
Participaram do evento a coordenadora municipal de Juventude, Larissa Garcez; o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco; os vereadores Renan Cury e Paulinho AP, da Comissão Permanente de Juventude da Câmara; e representantes dos conselhos Estadual e Nacional da Juventude e do comitê de Políticas Municipais para Juventude, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
ELEITOS NA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL
Os membros do novo Conselho Municipal da Juventude foram eleitos durante a IV Conferência Municipal da Juventude, no último dia 30 de agosto, que teve como tema: “Novas Perspectivas para a Juventude”. O grupo é formado por representantes do Poder Público, Organizações Não Governamentais (ONGs) e Movimentos Sociais Organizados, associações de moradores, entre outros.
A primeira palestra sobre capacitação em políticas públicas da juventude foi ministrada por Adrielle Saldanha, que é geógrafa, mestranda em Planejamento Territorial e especialista em Políticas Públicas de Juventude. Ela contribuiu com a construção da política nacional da juventude, sendo a primeira mulher presidente do Conselho Estadual da Juventude (COJUEERJ), conselheira nacional de juventude e primeira coordenadora do Plano Juventude Viva do Estado do Rio de Janeiro.
FLUXO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
O segundo tema, que abordou o fluxo de políticas públicas e o papel dos conselhos de representação popular, ficou a cargo do administrador público, Kaique Maia, que atua na Secretaria Municipal de Cultura, que é gestor em políticas públicas culturais, pesquisador em políticas públicas e ex-presidente do Conselho do Idoso de Volta Redonda.
Para encerrar o encontro, o público acompanhou a apresentação do Relatório de Evidências Sobre as Políticas Públicas Federais no Brasil, realizada ao vivo pela Comissão de Projetos, Programas e Políticas Públicas do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) em parceria com o Instituto Cíclica, o Instituto Veredas, a Fundação Verde Hebert Daniel e a Escola de Gente.

Deixe um Comentário